Educação Ambiental: possibilidades e desafios no processo ensino-aprendizagem da geografia escolar

Autores

  • Isonel Sandino Meneguzzo Universidade Estadual de Ponta Grossa
  • Paula Mariele Meneguzzo Secretaria de Estado da Educação do Paraná (SEED)

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2013.v8.1805

Palavras-chave:

Ensino de Geografia, Educação Ambiental, Geografia escolar.

Resumo

O objetivo deste texto é o de identificar as possibilidades e os desafios de se trabalhar a educação ambiental no âmbito da Geografia escolar utilizando-se da abordagem crítica. Diversos procedimentos didáticos podem ser realizados com os educandos para se abordar aspectos envolvendo a educação ambiental. Apesar dos problemas de organização e estrutura que atingem as instituições de ensino, a educação ambiental na Geografia pode ser aplicada para solucionar e minimizar problemas socioambientais. Pautado numa perspectiva interdisciplinar e levando em consideração a boa aplicabilidade dos conhecimentos geográficos e da abordagem teórico-metodológica fundamentada na criticidade, tal postura dos docentes permite contribuir para que os estudantes possuam uma formação abrangente e uma visão crítica em relação à questão socioambiental. Palavras-chave: Ensino de Geografia, Educação Ambiental, Geografia escolar. ABSTRACT: The aim of this paper is to identify the opportunities and challenges teach environmental education in the school Geography using the critical approach. Several didactic procedures can be used with students for work the differents points of view about environmental education. Despite the organizational and structural's troubles that affecting educational institutions, the environmental education in geography can be used to solution and to minimize socio-environmental troubles. Lined in interdisciplinary and considering the good applicability of geographical knowledges and the theoretical-methodological approach based on criticality, this teachers 'posture allows that students have a comprehensive training and a critical view about the social-environmental issue. Key-words: Teaching Geography, Environmental Education, Geography in the school.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Isonel Sandino Meneguzzo, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Geógrafo, Doutorando em Geografia ambos pela UFPR e professor Assistente da Universidade Estadual de Ponta Grossa, PR.

Paula Mariele Meneguzzo, Secretaria de Estado da Educação do Paraná (SEED)

Docente da Rede Estadual de Ensino do Paraná. Geógrafa e Mestre em Gestão do Território pela Universidade Estadual de Ponta Grossa, PR.

Downloads

Publicado

28-02-2014

Como Citar

Meneguzzo, I. S., & Meneguzzo, P. M. (2014). Educação Ambiental: possibilidades e desafios no processo ensino-aprendizagem da geografia escolar. Revista Brasileira De Educação Ambiental (RevBEA), 8(2), 10–19. https://doi.org/10.34024/revbea.2013.v8.1805

Edição

Seção

Artigos
Recebido: 2012-05-29
Aceito: 2013-05-19
Publicado: 2014-02-28

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.