Trilha sensitiva como estratégia de ensino do bioma cerrado

Autores

  • Claudia Zukeran Kanda Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho", Rio Claro, SP
  • João Antônio da Costa Andrade Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho", UNESP, Ilha Solteira, SP
  • Carlos Augusto Moraes e Araújo Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho", Ilha Solteira, SP
  • Paula Garcia Meirelles Fundação de Educacional de Andradina, Andradina, SP

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2014.v9.1801

Palavras-chave:

Educação Ambiental, Trilha Sensitiva. Ciências, Ensino-Aprendizagem.

Resumo

Resumo: O Cerrado é reconhecido como a savana mais rica do mundo em biodiversidade, assim o seu estudo no ensino se reveste de grande importância no sentido de fortalecer a formação dos alunos para conhecer e praticar a preservação ambiental deste bioma. O objetivo deste trabalho foi verificar o processo de aprendizagem sobre o bioma cerrado pela interação dos alunos em uma aula diferenciada, utilizando os cinco sentidos (tato, olfato, paladar, audição e visão). O método fundamenta-se fato de tentar reaproximar as pessoas da natureza temporariamente, despertando para o uso dos sentidos na exploração de “trilhas sensitivas”. Os resultados demonstraram que o uso da trilha sensitiva mostrou-se satisfatório no aumento do interesse dos alunos e no desenvolvimento do aprendizado sobre o cerrado. Abstract The Brazilian’s Cerrado is recognized as the richest in biodiversity savanna in the world, with the presence of several ecosystems. Therefore, their study in education has great importance in strengthening the training of students to learn and practice environmental conservation of this biome. The objective of this study was to assess the process of learning about the cerrado by the interaction of students in a differentiated class, using the five senses (touch, smell, taste, hearing and vision). The methodology is based on the fact of trying to reconnecting people of temporary nature without the use of vision, awakening to the use of other senses in the exploration of "sensory trails." The results demonstrated that the use of sensory trail was satisfactory in increasing student interest and learning about the development of the cerrado. Key words: Environmental education. Sensory trail. Science. Teaching-learning process.

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Publicado

16-07-2014

Como Citar

Kanda, C. Z., Andrade, J. A. da C., Araújo, C. A. M. e, & Meirelles, P. G. (2014). Trilha sensitiva como estratégia de ensino do bioma cerrado. Revista Brasileira De Educação Ambiental (RevBEA), 9(1), 23–36. https://doi.org/10.34024/revbea.2014.v9.1801

Edição

Seção

Artigos
Recebido: 2012-04-16
Aceito: 2014-04-07
Publicado: 2014-07-16

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