Educação ambiental como ferramenta para o manejo de resíduos sólidos no cotidiano escolar

Autores

  • Girlene Santos Souza
  • Poliana Brandão Machado
  • Vanessa Ribeiro Reis
  • Aline Santos Santos
  • Viviane Borges Dias

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2013.v8.1792

Palavras-chave:

Educação ambiental, coleta seletiva, reciclagem, escola

Resumo

Este trabalho corresponde ao Projeto Utilixo: Uma Experiência de Educação Ambiental em Escolas Públicas Municipais de Cruz das Almas – BA e foi desenvolvido com intuito de envolver a comunidade escolar nas questões ambientais, principalmente no que diz respeito à inadequada disposição do lixo e tem como objetivo ressaltar a problemática dos resíduos sólidos, enfatizando a importância da reciclagem dos mesmos, através da coleta seletiva, mostrando seus benefícios ao meio ambiente e à comunidade, visando implementar práticas de Educação Ambiental nas escolas públicas municipais Recanto Feliz e Joaquim de Medeiros.Verificou-se, no final das atividades, que os educandos encontravam-se sensibilizados sobre os problemas ambientais da região da escola e motivados a atuarem na comunidade em prol do meio ambiente, propondo soluções adequadas para resolução de problemas relacionados à preservação ambiental.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Girlene Santos Souza

Formada em Agronomia pela UFBA, Mestre em Ciências pela USP e Doutora em Fisiologia vegetal pela UFLA. Tem experiência em cultivo de Plantas Medicinais (Anatomia, morfologia e fitoquímica) além de trabalhar também com a área da Educação Ambiental onde desenvolve o Projeto Utilixo: uma experiência de educação ambiental em escolas públicas de Cruz das Almas aprovado pela FAPESB (edital 021/2010).

Poliana Brandão Machado

Discente do curso de Engenharia e Sanitária Ambiental da UFRB e bolsista FAPESB do Projeto Utilixo.

Vanessa Ribeiro Reis

Discente do Curso de Biologia-Licenciatura da UFRB e bolsista Pibex, trabalha com Educação Ambiental em escolas públicas do ensino infantil ao fundamental

Aline Santos Santos

Discente do curso de Biologia- Licenciatura da UFRB, bolsista PET conexões de saberes, trabalha com projetos relacionados com a área da Educação Ambiental.

Viviane Borges Dias

Bióloga formada pela Universidade Estadual de Feira de Santana, Mestre em Educação e Contemporaneidade pela Universidade do Estado da Bahia. Especialista em Educação e Meio Ambiente (Faculdade de Artes do Paraná) e em Ensino de Ciências (Universidade de Brasília). Professora Assistente da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), vinculada ao Departamento de Ciências Biológicas e professora de Biologia e Ciências da rede pública do Estado da Bahia.

Downloads

Publicado

10-02-2014

Como Citar

Souza, G. S., Machado, P. B., Reis, V. R., Santos, A. S., & Dias, V. B. (2014). Educação ambiental como ferramenta para o manejo de resíduos sólidos no cotidiano escolar. Revista Brasileira De Educação Ambiental (RevBEA), 8(2), 118–130. https://doi.org/10.34024/revbea.2013.v8.1792

Edição

Seção

Artigos
##plugins.generic.dates.received## 2012-02-09
##plugins.generic.dates.accepted## 2012-03-12
##plugins.generic.dates.published## 2014-02-10

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.