Análise da Percepção Ambiental dos alunos visitantes do Museu de Ciências Naturais do CECLIMAR/IB/UFRGS, Imbé (RS)

Autores

  • Vanessa Ochi Agostini
  • Matias do Nascimento Ritter
  • Roberto Nascimento de Farias
  • Ana Carolina dos Santos Pereira
  • Luciana Medeiros Silva
  • Luciana da Silva Menezes
  • Juliana Fabrício Tisca
  • Teresinha Guerra

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2013.v8.1782

Palavras-chave:

educação ambiental, natureza, questionário estruturado, percepção ambiental

Resumo

O objetivo do presente estudo foi quantificar o grau de percepção ambiental de alunos de diferentes faixas etárias e de diferentes níveis de escolaridade em relação à sua inserção na Natureza. Um questionário estruturado foi aplicado em uma amostra de 20% do total de alunos visitantes do Museu de Ciências Naturais do CECLIMAR, totalizando 67 questionários. O aumento de respostas positivas, quanto à inserção na Natureza, foi relacionada positivamente ao grau de escolaridade dos entrevistados. Entretanto, não foi possível estabelecer diferenças em relação à percepção ambiental entre o ensino público e o privado. Com o aumento do nível de ensino, a compreensão de que são diversos os modos de inserção à Natureza aumenta, embora a urbanização não seja vista como parte da Natureza.

Biografia do Autor

  • Vanessa Ochi Agostini
    Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Programa de Pós-Graduação em Oceanografia Biológica – Instituto de Oceanografia (IO). Avenida Itália Km.8 Campus Carreiros – Caixa Posta 474 - CEP 96201-900, Rio Grande, RS.
  • Matias do Nascimento Ritter
    Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Avenida Bento Gonçalves, 9500/Agronomia, CEP 91501-970, Porto Alegre, RS, Brasil.
  • Roberto Nascimento de Farias
    Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Avenida Bento Gonçalves, 9500/Agronomia, CEP 91501-970, Porto Alegre, RS, Brasil.
  • Ana Carolina dos Santos Pereira
    Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Departamento de Ecologia.
  • Luciana Medeiros Silva
    Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Programa de Pós-Graduação em Oceanografia Biológica – Instituto de Oceanografia (IO). Avenida Itália Km.8 Campus Carreiros – Caixa Posta 474 - CEP 96201-900, Rio Grande, RS.
  • Luciana da Silva Menezes
    Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Avenida Bento Gonçalves, 9500/Agronomia, CEP 91501-970, Porto Alegre, RS, Brasil.
  • Juliana Fabrício Tisca
    Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Programa de Pós-Graduação em Oceanografia Biológica – Instituto de Oceanografia (IO). Avenida Itália Km.8 Campus Carreiros – Caixa Posta 474 - CEP 96201-900, Rio Grande, RS.
  • Teresinha Guerra
    Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Avenida Bento Gonçalves, 9500/Agronomia, CEP 91501-970, Porto Alegre, RS, Brasil.

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Publicado

01-02-2014

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

AGOSTINI, Vanessa Ochi; RITTER, Matias do Nascimento; FARIAS, Roberto Nascimento de; PEREIRA, Ana Carolina dos Santos; SILVA, Luciana Medeiros; MENEZES, Luciana da Silva; TISCA, Juliana Fabrício; GUERRA, Teresinha. Análise da Percepção Ambiental dos alunos visitantes do Museu de Ciências Naturais do CECLIMAR/IB/UFRGS, Imbé (RS). Revista Brasileira de Educação Ambiental (RevBEA), [S. l.], v. 8, n. 2, p. 93–102, 2014. DOI: 10.34024/revbea.2013.v8.1782. Disponível em: https://periodicos.unifesp.br/index.php/revbea/article/view/1782. Acesso em: 19 jun. 2025.
Recibido 2011-10-28
Aprovado 2012-09-07
Publicado 2014-02-01