Análise do material didático PROBIO-Educação Ambiental com foco na transversalidade curricular do tema meio ambiente.

Autores

  • Edmar Geraldo de Oliveira
  • Carlos Hiroo Saito

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2014.v9.1780

Palavras-chave:

Probio, Educação ambiental, Transversalidade.

Resumo

Este artigo de caráter teórico tem como proposta discutir a importância do material didático produzido pelo subprojeto “Educação Ambiental – PROBIO”, com foco na transversalidade da Educação Ambiental, à luz dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) no currículo do Ensino Fundamental. Para tanto, utilizou-se de trabalhos acadêmicos publicados resultantes de experiências no uso do material. Os relatos apresentados evidenciam que o uso do material contribui para que professores, pedagogos e alunos possam trabalhar a educação ambiental como tema transversal no currículo escolar sob a perspectiva da concepção Freireana de situação-problema.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Edmar Geraldo de Oliveira

Doutorando em Ciências Ambientais (UFG), Mestrado em Meio Ambiente e Sustentabilidade pela Universidade de Caratinga-MG - UNEC (2006), Pós Graduação em Treinamento Desportivo pela Universidade Castelo Branco-RJ (1998), Graduação em Licenciatura Em Educação Física pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro - UFRRJ (1997). Desde 1998 atua como professor efetivo do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais - IFMG - Campus São João Evangelista. Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em Educação Física Escolar, atuando principalmente nos seguintes temas: Juventude Rural, Lazer e Educação Física Escolar. Durante 4 anos fez parte da Direção Geral do IFMG - Campus São João Evangelista, tendo coordenado diversas comissões. Atualmente ocupa o cargo de Pró-Reitor de Planejamento e Orçamento do IFMG.

Carlos Hiroo Saito

Formado em Licenciatura Plena em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1985), e Análise de Sistemas pela PUC/RJ (1990), tem mestrado em Educação pela Universidade Federal Fluminense (1990) e doutorado em Geografia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1996), com ênfase em Geoprocessamento. Atualmente é Professor efetivo, classe Associado 3, Chefe do Departamento de Ecologia da Universidade de Brasília e orienta no Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Sustentável. Desenvolve trabalhos nas linhas de pesquisa de Educação Ambiental e de Gestão do Território, Uso da Terra e Áreas Protegidas, atuando principalmente nos seguintes temas: educação ambiental, geoprocessamento, avaliação prognóstica de impacto ambiental e participação social, recursos hídricos, investigação-ação (pesquisa-ação) e conservação da biodiversidade. É parecerista das revistas internacionais Human Ecology, International Journal of Science Education, Ecological Informatics e Journal of Engineering and Computer Innovations; e das revistas nacionais Revista Brasileira de Educação Ambiental, Sociedade e Natureza, Árvore, Educação (UFSM), Revista Pesquisa em Educação Ambiental.

Downloads

Publicado

30-12-2014

Como Citar

de Oliveira, E. G., & Saito, C. H. (2014). Análise do material didático PROBIO-Educação Ambiental com foco na transversalidade curricular do tema meio ambiente. Revista Brasileira De Educação Ambiental (RevBEA), 9(2), 225–238. https://doi.org/10.34024/revbea.2014.v9.1780

Edição

Seção

Artigos
Recebido: 2011-09-24
Aceito: 2014-10-08
Publicado: 2014-12-30