<b>Currículo, transversalidade e sentidos em Educação Ambiental<b>

Autores

  • Jane Márcia Mazzarino
  • Angélica Vier Munhoz
  • Jaqueline Luciana Keil

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2012.v7.1778

Palavras-chave:

educação ambiental – currículo – transversalidade - sentidos

Resumo

A escola pode ser um espaço de educação ambiental, de sensibilização dos alunos na busca por valores que pautem as relações entre todas as formas de vida. Mas qual o papel do currículo diante desta necessidade? O objetivo deste artigo é refletir sobre as práticas ecopedagógicas no contexto escolar, de modo a contribuir na compreensão do papel do currículo em relação à educação ambiental. Entende-se que a ecopedagogia sugere a transversalidade entre vários campos dos saberes. O que interessa são as possíveis conexões e a partir delas a viabilização da experimentação desses saberes, as inusitadas possibilidades de aprendizagem, a construção de conhecimentos que produzam afectos no corpo, gerando outros modos de existência.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jane Márcia Mazzarino

Doutorado em Ciências da Comunicação (Unisinos), professora do Programa de Pós Graduação Ambiente e dos cursos de Comunicação Social do Centro Universitário Univates. Coordenadora do Grupo de Pesquisa Práticas Ambientais, Comunicação e Educação (CNPq).

Angélica Vier Munhoz

Doutorado em Educação pela UFRGS, bolsa sanduiche CAPES na Université Paris VIII. Professora adjunta do Centro Universitário UNIVATES.

Jaqueline Luciana Keil

Graduada em Pedagogia Séries Iniciais, bolsista de iniciação científica do grupo de pesquisa Práticas Ambientais e Redes Sociais do PPG Ambiente e Desenvolvimento do Centro Universitário Univates.

Downloads

Publicado

12-08-2013

Como Citar

Mazzarino, J. M., Munhoz, A. V., & Keil, J. L. (2013). <b>Currículo, transversalidade e sentidos em Educação Ambiental<b>. Revista Brasileira De Educação Ambiental (RevBEA), 7(2), 51–61. https://doi.org/10.34024/revbea.2012.v7.1778

Edição

Seção

Artigos
Recebido: 2011-09-13
Aceito: 2012-03-26
Publicado: 2013-08-12