Currículo, transversalidade e sentidos em Educação Ambiental

Autores

  • Jane Márcia Mazzarino
  • Angélica Vier Munhoz
  • Jaqueline Luciana Keil

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2012.v7.1778

Palavras-chave:

educação ambiental – currículo – transversalidade - sentidos

Resumo

A escola pode ser um espaço de educação ambiental, de sensibilização dos alunos na busca por valores que pautem as relações entre todas as formas de vida. Mas qual o papel do currículo diante desta necessidade? O objetivo deste artigo é refletir sobre as práticas ecopedagógicas no contexto escolar, de modo a contribuir na compreensão do papel do currículo em relação à educação ambiental. Entende-se que a ecopedagogia sugere a transversalidade entre vários campos dos saberes. O que interessa são as possíveis conexões e a partir delas a viabilização da experimentação desses saberes, as inusitadas possibilidades de aprendizagem, a construção de conhecimentos que produzam afectos no corpo, gerando outros modos de existência.

Biografia do Autor

  • Jane Márcia Mazzarino
    Doutorado em Ciências da Comunicação (Unisinos), professora do Programa de Pós Graduação Ambiente e dos cursos de Comunicação Social do Centro Universitário Univates. Coordenadora do Grupo de Pesquisa Práticas Ambientais, Comunicação e Educação (CNPq).
  • Angélica Vier Munhoz
    Doutorado em Educação pela UFRGS, bolsa sanduiche CAPES na Université Paris VIII. Professora adjunta do Centro Universitário UNIVATES.
  • Jaqueline Luciana Keil
    Graduada em Pedagogia Séries Iniciais, bolsista de iniciação científica do grupo de pesquisa Práticas Ambientais e Redes Sociais do PPG Ambiente e Desenvolvimento do Centro Universitário Univates.

Downloads

Publicado

12-08-2013

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

MAZZARINO, Jane Márcia; MUNHOZ, Angélica Vier; KEIL, Jaqueline Luciana. Currículo, transversalidade e sentidos em Educação Ambiental. Revista Brasileira de Educação Ambiental (RevBEA), [S. l.], v. 7, n. 2, p. 51–61, 2013. DOI: 10.34024/revbea.2012.v7.1778. Disponível em: https://periodicos.unifesp.br/index.php/revbea/article/view/1778. Acesso em: 16 jul. 2025.
Recibido 2011-09-13
Aprovado 2012-03-27
Publicado 2013-08-12