Perspectivas da Educação Ambiental na Fronteira Oeste do Rio Grande do Sul

Autores

  • Márcio Tavares Costa Universidade Federal do Pampa, Uruguaiana, RS
  • Mariseti Tibinkowski Costa Farias Fundação Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, RS
  • Siderly do Carmo Dahle de Almeida Centro Universitário do Paraná, Maringá, PR

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2014.v9.1768

Palavras-chave:

Educação Ambiental, Escola, Fronteira Oeste.

Resumo

O presente trabalho expõe informações básicas em relação à Educação Ambiental nas escolas. Os dados foram coletados através de um questionário aplicado a 72 professores. Abrangidas as cidades de Itaqui, Uruguaiana e São Borja; conhecidas por pertencerem à Fronteira Oeste do Rio Grande do Sul. Os resultados indicam que aproximadamente 60% dos docentes consideram-se preparados para aplicar o tema em suas classes, bem como, um percentual de 70% que se atualizaria para isso, independente do diagnóstico como aptos ou não em relação ao tema. O Bioma Amazônico é o ecossistema mais enfatizado nas escolas. Os quase 90% dos entrevistados que promovem a Educação Ambiental nas suas aulas apontam seus colegas como os que menos aceitam esta atitude. E quando indagados sobre a importância dada, de forma geral, à Educação Ambiental, todos reconhecem e estão de acordo com esta situação.

Biografia do Autor

  • Márcio Tavares Costa, Universidade Federal do Pampa, Uruguaiana, RS
    Formado em Ciências Biológicas, Licenciatura e Bacharelado, pela Fundação Universidade Federal de Rio Grande - FURG (2008). Pós-Graduado (lato senso) em Educação Ambiental pela Universidade Cidade de São Paulo - UNICID (2011). Assumiu o cargo de Técnico de Laboratório de Biologia em 02/2010 na Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA, lotado nos dias de hoje no Hospital Universitário Veterinário da Instituição, situado no Campus Uruguaiana.
  • Mariseti Tibinkowski Costa Farias, Fundação Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, RS
    Formada em Letras, Português - Inglês, pela - FURG
  • Siderly do Carmo Dahle de Almeida, Centro Universitário do Paraná, Maringá, PR
    Doutora em Educação e Currículo pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2012) é Mestre em Educação pela PUCPR (2006). Especialista em Gestão da Informação pela Fundação de Estudos Sociais do Paraná (1999) e em Educação a Distância pela Faculdade Educacional da Lapa (2009). É graduada em biblioteconomia pela Universidade Federal do Paraná (1988) e em Pedagogia pela Universidade Castelo Branco (2010).

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Publicado

08-10-2014

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Perspectivas da Educação Ambiental na Fronteira Oeste do Rio Grande do Sul. (2014). Revista Brasileira De Educação Ambiental (RevBEA), 9(2), 200-213. https://doi.org/10.34024/revbea.2014.v9.1768