Educação ambiental no ecoturismo: potencialidades e estratégias de conservação dos recursos naturais

Autores

  • José Deomar de Souza Barros

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2013.v8.1767

Palavras-chave:

recursos naturais, conservação ambiental, desenvolvimento sustentável.

Resumo

O presente trabalho consiste em um estudo sobre a relação entre Ecoturismo e Educação Ambiental – EA. Pretende-se mostrar a relevância da EA no desenvolvimento de competências na efetivação de práticas de ecoturismo voltadas à conservação da natureza. A capacidade de suporte da terra mostra de forma de terminante evidencias de seu esgotamento, devido à exploração excessiva dos recursos naturais do planeta. Dessa forma, torna-se imprescindível rever as bases do paradigma social dominante, caso contrário, será comprometido de forma significativa os índices satisfatórios de desenvolvimento humano e conservação ambiental. Assim a EA torna-se uma ferramenta essencial para a implantação de um turismo que atenda os preceitos do desenvolvimento sustentável.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

José Deomar de Souza Barros

Licenciado em Ciências com Habilitação em Biologia e em Química; Universidade Federal de Campina Grande – UFCG. Especialista em Agroecologia; Universidade Federal da Paraíba – UFPB. Especialista em Ensino de Química; Universidade Regional do Cariri – URCA. Mestre e Doutorando em Recursos Naturais; Universidade Federal de Campina Grande - UFCG.

Downloads

Publicado

01-02-2014

Como Citar

Barros, J. D. de S. (2014). Educação ambiental no ecoturismo: potencialidades e estratégias de conservação dos recursos naturais. Revista Brasileira De Educação Ambiental (RevBEA), 8(1), 42–49. https://doi.org/10.34024/revbea.2013.v8.1767

Edição

Seção

Artigos
Recebido: 2011-07-09
Aceito: 2012-03-08
Publicado: 2014-02-01

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.