Montagem de material didático para o ensino de temas em educação ambiental

Autores

  • Franknairy Gomes Silva
  • Arthur Hennys Diniz Barbosa

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2011.v6.1759

Palavras-chave:

Educação ambiental. Meio ambiente. Práticas experimentais.

Resumo

Problemas ambientais surgem em larga escala na sociedade mundial e uma solução é promover Educação Ambiental em âmbito escolar. O estudo foi realizado no Centro Educacional Criativo, Campina Grande/PB, com alunos do ensino fundamental. Após a montagem de um laboratório de ciências e biologia com materiais reaproveitáveis acessíveis e econômicos, abordou-se temas ambientais aplicando experimentos práticos, estimulando o aprendizado, ampliando o senso crítico e buscando soluções e ações em benefício do meio ambiente. Os alunos expuseram seus conhecimentos prévios e obtiveram novos saberes, revelando que aprender não é apenas ler um texto e interpretá-lo, mas é ler o mundo e então construir suas idéias.

Biografia do Autor

  • Franknairy Gomes Silva
    Graduação em Licenciatura plena em biologia pela Universidade Estadual Vale do Acaraú, Brasil(2009)

    Mais informações: Currículo Lattes

  • Arthur Hennys Diniz Barbosa
    Mestrado em Agronomia pela Universidade Federal da Paraíba, Brasil(2005) Professor da União de Ensino Superior De Campina Grande , Brasil.

    Mais informações: Currículo Lattes

Downloads

Publicado

30-06-2011

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

SILVA, Franknairy Gomes; BARBOSA, Arthur Hennys Diniz. Montagem de material didático para o ensino de temas em educação ambiental. Revista Brasileira de Educação Ambiental (RevBEA), [S. l.], v. 6, n. 1, p. 62–70, 2011. DOI: 10.34024/revbea.2011.v6.1759. Disponível em: https://periodicos.unifesp.br/index.php/revbea/article/view/1759. Acesso em: 20 jun. 2025.
Recibido 2011-06-30
Aprovado 2011-06-30
Publicado 2011-06-30