Popularizando o Probio-Educação Ambiental na praça e na escola

Autores

  • Carlos Hiroo Saito

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2012.v7.1753

Palavras-chave:

popularização da ciência, conservação da biodiversidade, educação ambiental, conflitos socioambientais, praças públicas

Resumo

Trata dos resultados do projeto Probio na escola e na praça, apoiado pelo edital MCT/CNPq 12/2006 – Difusão e Popularização da C&T. Em 2010 foram realizadas exposições em praças públicas acompanhadas de exposições semanais sequenciais em escolas do entorno da praça, em cada bioma brasileiro, para difundir e popularizar o conhecimento científico e tecnológico sobre a conservação da biodiversidade e contribuir para o reconhecimento e problematização dos conflitos socioambientais locais. Para as exposições, os portfólios do material didático Probio-EA, produzido para o Ministério do Meio Ambiente em 2006 foram transformados em banners, e o jogo de tabuleiro convertido em tabuleiro gigante em lona para os presentes brincarem sendo as próprias peças do jogo.

Biografia do Autor

  • Carlos Hiroo Saito
    Biólogo e Analista de Sistemas, mestre em Educação e Doutor em Geografia, é professor do Departamento de Ecologia da Universidade de Brasilia. Desenvolve pesquisas em Educação Ambiental, Ecologia da Paisagem e Geoprocessamento, Pesquisa-Ação.

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Publicado

12-08-2013

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

SAITO, Carlos Hiroo. Popularizando o Probio-Educação Ambiental na praça e na escola. Revista Brasileira de Educação Ambiental (RevBEA), [S. l.], v. 7, n. 2, p. 83–95, 2013. DOI: 10.34024/revbea.2012.v7.1753. Disponível em: https://periodicos.unifesp.br/index.php/revbea/article/view/1753. Acesso em: 20 jun. 2025.
Recibido 2011-07-07
Aprovado 2012-10-23
Publicado 2013-08-12