A educação estética ambiental do olhar e do escutar do estranhamento à criação

Autores

  • VERA TERESA SPEROTTO BEMFICA
  • CLÁUDIO TAROUCO DE AZEVEDO

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2012.v7.1747

Palavras-chave:

sensibilidade, estética, ambiental, olhar, escutar.

Resumo

Este artigo apresenta uma reflexão teórico/prática a partir das atividades propostas ao longo de encontros da disciplina “Ecologia virtual criativa” , oferecida pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental (PPGEA) da Universidade Federal do Rio Grande – FURG. A oficina interventiva propõe desenvolver sensibilidades para o olhar e o escutar, com base na fundamentação teórica do filósofo Félix Guattari. A partir de produções poéticas, que serviram de estímulo às vivências propostas, foi possível a produção de algo novo para contribuir com a transformação de atitudes cotidianas repetitivas e alienantes. Para isso, foi abordada a questão da educação dos sentidos, do saber sensível para o desenvolvimento da sensibilidade como formas de contribuir para diferentes maneiras de ser e viver.

Biografia do Autor

  • VERA TERESA SPEROTTO BEMFICA
    Formação Acadêmica - Letras; Mestre em Teoria Literária, Doutora em Educação Ambiental
  • CLÁUDIO TAROUCO DE AZEVEDO
    Formação Acadêmica - Artes Visuais - Licenciatura; Mestre em Educação Ambiental, doutorando em Educação Ambiental

Downloads

Publicado

22-10-2012

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

SPEROTTO BEMFICA, VERA TERESA; AZEVEDO, CLÁUDIO TAROUCO DE. A educação estética ambiental do olhar e do escutar do estranhamento à criação. Revista Brasileira de Educação Ambiental (RevBEA), [S. l.], v. 7, n. 1, p. 50–62, 2012. DOI: 10.34024/revbea.2012.v7.1747. Disponível em: https://periodicos.unifesp.br/index.php/revbea/article/view/1747. Acesso em: 10 dez. 2025.
Recebido 2011-05-27
Aprovado 2011-06-05
Publicado 2012-10-22