<b>A educação estética ambiental do olhar e do escutar do estranhamento à criação<b>

Autores

  • VERA TERESA SPEROTTO BEMFICA
  • CLÁUDIO TAROUCO DE AZEVEDO

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2012.v7.1747

Palavras-chave:

sensibilidade, estética, ambiental, olhar, escutar.

Resumo

Este artigo apresenta uma reflexão teórico/prática a partir das atividades propostas ao longo de encontros da disciplina “Ecologia virtual criativa” , oferecida pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental (PPGEA) da Universidade Federal do Rio Grande – FURG. A oficina interventiva propõe desenvolver sensibilidades para o olhar e o escutar, com base na fundamentação teórica do filósofo Félix Guattari. A partir de produções poéticas, que serviram de estímulo às vivências propostas, foi possível a produção de algo novo para contribuir com a transformação de atitudes cotidianas repetitivas e alienantes. Para isso, foi abordada a questão da educação dos sentidos, do saber sensível para o desenvolvimento da sensibilidade como formas de contribuir para diferentes maneiras de ser e viver.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

VERA TERESA SPEROTTO BEMFICA

Formação Acadêmica - Letras; Mestre em Teoria Literária, Doutora em Educação Ambiental

CLÁUDIO TAROUCO DE AZEVEDO

Formação Acadêmica - Artes Visuais - Licenciatura; Mestre em Educação Ambiental, doutorando em Educação Ambiental

Downloads

Publicado

22-10-2012

Como Citar

SPEROTTO BEMFICA, V. T., & AZEVEDO, C. T. D. (2012). <b>A educação estética ambiental do olhar e do escutar do estranhamento à criação<b>. Revista Brasileira De Educação Ambiental (RevBEA), 7(1), 50–62. https://doi.org/10.34024/revbea.2012.v7.1747

Edição

Seção

Artigos
Recebido: 2011-05-27
Aceito: 2011-06-05
Publicado: 2012-10-22