Análise discursiva das práticas de educação ambiental no ensino fundamental: estudo de caso em uma escola municipal em Palmas (TO)

Autores

  • Jonatas Gomes Duarte Universidade Federal do Tocantins, Palmas, TO
  • Hilda Gomes Dutra Magalhães Universidade Federal do Tocantins, Palmas, TO
  • Luiza Helena Oliveira da Silva Universidade Federal do Tocantins, Palmas, TO

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2013.v8.1741

Palavras-chave:

Educação Ambiental, Políticas Públicas Educacionais, Análise do Discurso.

Resumo

Este estudo buscou verificar como a Educação Ambiental (EA) se concretiza na escola, mediante a análise dos discursos de professores e alunos de uma escola municipal de Palmas (TO), a partir das propostas de políticas públicas educacionais, utilizando o enfoque da Análise do Discurso (AD) e da EA. Constatou-se que, apesar dos sujeitos da pesquisa atribuírem uma grande importância ao Meio Ambiente e expressarem um grau considerável de consciência ambiental, a prática ainda é insuficiente, e embora venha surtindo efeitos aos poucos, precisa ser melhor sistematizada no espaço escolar, com a participação tanto da escola quanto da comunidade.

Biografia do Autor

  • Jonatas Gomes Duarte, Universidade Federal do Tocantins, Palmas, TO
    Mestre em Ciências do Ambiente, pela Universidade Federal do Tocantins. Graduado em Letras pela mesma instituição.
  • Hilda Gomes Dutra Magalhães, Universidade Federal do Tocantins, Palmas, TO
    Doutora em Teoria da Literatura, com pós-doutorado na Universidade de Paris III e na EHESS/França. Professora da Universidade Federal do Tocantins.
  • Luiza Helena Oliveira da Silva, Universidade Federal do Tocantins, Palmas, TO
    Doutora em Letras pela Universidade Federal Fluminense. Professora Adjunta da Universidade Federal do Tocantins - Curso de Licenciatura em Letras e Mestrado em Ensino de Língua e Literatura

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Publicado

01-02-2014

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Análise discursiva das práticas de educação ambiental no ensino fundamental: estudo de caso em uma escola municipal em Palmas (TO). (2014). Revista Brasileira De Educação Ambiental (RevBEA), 8(1), 30 a 41. https://doi.org/10.34024/revbea.2013.v8.1741