Análise discursiva das práticas de educação ambiental no ensino fundamental: estudo de caso em uma escola municipal em Palmas (TO)

Autores

  • Jonatas Gomes Duarte Universidade Federal do Tocantins, Palmas, TO
  • Hilda Gomes Dutra Magalhães Universidade Federal do Tocantins, Palmas, TO
  • Luiza Helena Oliveira da Silva Universidade Federal do Tocantins, Palmas, TO

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2013.v8.1741

Palavras-chave:

Educação Ambiental, Políticas Públicas Educacionais, Análise do Discurso.

Resumo

Este estudo buscou verificar como a Educação Ambiental (EA) se concretiza na escola, mediante a análise dos discursos de professores e alunos de uma escola municipal de Palmas (TO), a partir das propostas de políticas públicas educacionais, utilizando o enfoque da Análise do Discurso (AD) e da EA. Constatou-se que, apesar dos sujeitos da pesquisa atribuírem uma grande importância ao Meio Ambiente e expressarem um grau considerável de consciência ambiental, a prática ainda é insuficiente, e embora venha surtindo efeitos aos poucos, precisa ser melhor sistematizada no espaço escolar, com a participação tanto da escola quanto da comunidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jonatas Gomes Duarte, Universidade Federal do Tocantins, Palmas, TO

Mestre em Ciências do Ambiente, pela Universidade Federal do Tocantins. Graduado em Letras pela mesma instituição.

Hilda Gomes Dutra Magalhães, Universidade Federal do Tocantins, Palmas, TO

Doutora em Teoria da Literatura, com pós-doutorado na Universidade de Paris III e na EHESS/França. Professora da Universidade Federal do Tocantins.

Luiza Helena Oliveira da Silva, Universidade Federal do Tocantins, Palmas, TO

Doutora em Letras pela Universidade Federal Fluminense. Professora Adjunta da Universidade Federal do Tocantins - Curso de Licenciatura em Letras e Mestrado em Ensino de Língua e Literatura

Downloads

Publicado

01-02-2014

Como Citar

Duarte, J. G., Magalhães, H. G. D., & Silva, L. H. O. da. (2014). Análise discursiva das práticas de educação ambiental no ensino fundamental: estudo de caso em uma escola municipal em Palmas (TO). Revista Brasileira De Educação Ambiental (RevBEA), 8(1), 30 a 41. https://doi.org/10.34024/revbea.2013.v8.1741

Edição

Seção

Artigos
Recebido: 2011-04-23
Aceito: 2012-03-26
Publicado: 2014-02-01