Análise geoambiental do método de Educação Ambiental VERAH

Autores

  • Rosana Cintia de Moraes Guedes
  • Antonio Manoel dos Santos Oliveira
  • Ivan Claudio Guedes

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2013.v8.1737

Palavras-chave:

Educação Ambiental, Gestão Ambiental, Microbacia Urbana.

Resumo

O método de educação ambiental denominado VERAH (V-Vegetação; E–Erosão; R-Resíduos; A-Água; H-Habitação) foi idealizado por pesquisador da Universidade Guarulhos – UnG e vem sendo aplicado desde 2004. Tal método busca empreender a educação ambiental dos envolvidos a sua aplicação aliada a um processo de gestão ambiental desenvolvido em microbacias urbanas de uso não consolidado, enfatizando áreas periféricas com ocupação de comunidade de baixa renda. Os aplicadores deste método têm sido estudantes de graduação, pós-graduação bem como discentes do ensino médio da rede pública estadual de São Paulo. Os resultados da análise da aplicação do método VERAH, tanto no município de Guarulhos pela Universidade Guarulhos (UnG) quanto em Cuiabá e na Chapada dos Guimarães pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) demonstraram a eficiência do método em seu propósito de educação e gestão ambiental.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rosana Cintia de Moraes Guedes

Geógrafa e Pedagoga, especialista em Gestão Ambiental, Mestre em Geociências. Programa de Pós-Graduação em Análise Geoambiental, Universidade Guarulhos. Docente da Secretaria de Estado da Educação de São Paulo.

Antonio Manoel dos Santos Oliveira

Geólogo, mestre em Geociências e Doutor em Geografia (Geografia Física). Docente-Pesquisador no Programa de Pós-Graduação em Análise Geoambiental, Universidade Guarulhos.

Ivan Claudio Guedes

Geógrafo e Pedagogo, especialista em Gestão Ambiental, Mestre em Geociências. Doutorando em Geologia Regional IGCE (Unesp-Rio Claro). Docente do Curso de Pedagogia da Faculdade Método de São Paulo. Docente na Secretaria de Estado da Educação de São Paulo.

Downloads

Publicado

06-02-2014

Como Citar

Guedes, R. C. de M., Oliveira, A. M. dos S., & Guedes, I. C. (2014). Análise geoambiental do método de Educação Ambiental VERAH. Revista Brasileira De Educação Ambiental (RevBEA), 8(2), 63–76. https://doi.org/10.34024/revbea.2013.v8.1737

Edição

Seção

Artigos
Recebido: 2011-03-16
Aceito: 2012-03-24
Publicado: 2014-02-06