Conservar é Preciso: uma avaliação preliminar

Authors

  • Rosemeri Carvalho Marenzi
  • Laura Piatto
  • Renata Muniz Ventura
  • katiuscia Wilhelm Kangerski

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2013.v8.1735

Keywords:

Educação Ambiental, Conservação, Floresta Atlântica

Abstract

O Projeto “Conservar é Preciso” iniciou em 2000, de uma parceria entre a Universidade do Vale do Itajaí e a Fundação Praia Vermelha de Conservação da Natureza objetivando a conservação da Morraria da Praia Vermelha, Penha, SC. Atende escolas da região, adotando dinâmicas, apresentações e trilha interpretativa, sendo destacados aspectos do ecossistema, suas funções, inter-relações e os problemas e ameaças incidentes. Este Projeto já atendeu em torno de 5000 participantes e passou por um sistema de avaliação, sendo verificado que, mesmo atuando pontualmente, contribui com o processo de educação ambiental por meio de fatores cognitivos e afetivos.

Author Biographies

  • Rosemeri Carvalho Marenzi
    Doutora, professora e pesquisadora do Laboratório de Planejamento e Manejo de Unidades de Conservação da Universidade do Vale do Itajaí.
  • Laura Piatto
    Oceanógrafa, ex bolsista de Extensão do Laboratório de Planejamento e Manejo de Unidades de Conservação da Universidade do Vale do Itajaí.
  • Renata Muniz Ventura
    Bióloga, ex bolsista de Extensão do Laboratório de Planejamento e Manejo de Unidades de Conservação da Universidade do Vale do Itajaí.
  • katiuscia Wilhelm Kangerski
    Diretora Geral da Fundação Praia Vermelha de Conservação da Natureza

Published

2014-02-28

Issue

Section

Artigos

How to Cite

MARENZI, Rosemeri Carvalho; PIATTO, Laura; VENTURA, Renata Muniz; KANGERSKI, Katiuscia Wilhelm. Conservar é Preciso: uma avaliação preliminar. Brazilian Journal of Environmental Education, [S. l.], v. 8, n. 1, p. 131–140, 2014. DOI: 10.34024/revbea.2013.v8.1735. Disponível em: https://periodicos.unifesp.br/index.php/revbea/article/view/1735. Acesso em: 5 dec. 2025.
Received 2011-03-03
Accepted 2011-08-30
Published 2014-02-28