Agenda 21 escolar: sua construção por meio de uma estratégia de ensino multimodal

Autores

  • Anelize Queiroz Amaral Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR, Campus de Dois Vizinhos.
  • Irene Carniatto Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Unioeste.
  • Ana Lidia Muxfeldt Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Unioeste.
  • Juliete Gomes Lara Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Unioeste.
  • Kassiana Silva Miguel Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Unioeste.
  • Sadraque Caetano Silva Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Unioeste.

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2013.v8.1730

Palavras-chave:

Educação Ambiental, Agenda 21 Escolar, Multímodos de Aprendizagem.

Resumo

Este estudo teve por objetivo construir a Agenda 21 escolar no processo de formação continuada de professores, que buscou dentre várias maneiras de ensinar, estimular a aprendizagem significativa de alunos da Educação Básica da rede pública de ensino. A referida pesquisa surgiu pela necessidade de relacionar a temática de Educação Ambiental com o trabalho docente, por acreditar que tal temática desenvolvida de forma superficial e descontextualizada da realidade desses alunos, não leve há uma aprendizagem significativa. Nesse sentido, o trabalho apresenta diversas estratégias de ensino no decorrer de uma oficina relacionada à Educação Ambiental.

Biografia do Autor

  • Anelize Queiroz Amaral, Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR, Campus de Dois Vizinhos.
    Bióloga Mestre em Educação Para Ciencia e o Ensino de Matemática, Docente da Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR, Campus de Dois Vizinhos.
  • Irene Carniatto, Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Unioeste.
    Bióloga Doutora em Engenharia Florestal, Docente da Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Unioeste
  • Ana Lidia Muxfeldt, Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Unioeste.
    Graduanda em Ciencias Biológicas pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Unioeste
  • Juliete Gomes Lara, Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Unioeste.
    Graduanda em Ciencias Biológicas pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Unioeste
  • Kassiana Silva Miguel, Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Unioeste.
    Graduanda em Ciencias Biológicas pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Unioeste
  • Sadraque Caetano Silva, Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Unioeste.
    Graduando em Ciencias Biológicas pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Unioeste

Downloads

Publicado

01-02-2014

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

AMARAL, Anelize Queiroz; CARNIATTO, Irene; MUXFELDT, Ana Lidia; LARA, Juliete Gomes; MIGUEL, Kassiana Silva; SILVA, Sadraque Caetano. Agenda 21 escolar: sua construção por meio de uma estratégia de ensino multimodal. Revista Brasileira de Educação Ambiental (RevBEA), [S. l.], v. 8, n. 1, p. 10 a 18, 2014. DOI: 10.34024/revbea.2013.v8.1730. Disponível em: https://periodicos.unifesp.br/index.php/revbea/article/view/1730. Acesso em: 18 jun. 2025.
Recibido 2011-01-14
Aprovado 2012-04-11
Publicado 2014-02-01