<b>Educação ambiental numa perspectiva dialógico-problematizadora e o XI Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental (FICA)<b>

  • Carlos Hiroo Saito
  • Kelley Marques
Palavras-chave: Educação ambiental. Festival Internacional de Cinema e Video Ambiental. Paulo Freire. Material didático. Conservação da biodiversidade.

Resumo

O texto parte da experiência de um mini curso de educação ambiental realizado no âmbito do XI Festival Internacional de Cinema e Video Ambiental (FICA), em junho de 2009, na cidade histórica de Goiás - GO, em que se abordou as bases teóricas que guiaram a produção de um conjunto articulado de material didático impresso (composto de portfólios com fotos e textos, um livro do professor e um jogo educativo de tabuleiro), produzido para o Projeto de Conservação e Utilização Sustentável da Diversidade Biológica Brasileira (PROBIO), do Ministério do Meio Ambiente no ano de 2005-2006. A partir das bases teóricas explicitadas, vinculadas à concepção dialógico problematizadora de Paulo Freire, articuladas às idéias de investigação-ação, empowerment, analisa-se a contribuição educacional da mostra específica do FICA Animado - Mostra Infantil, voltada para o público infantil diante desse arcabouço teórico. A falta de sintonia entre os filmes e vídeos apresentados no FICA Animado e os fundamentos de uma educação ambiental filiada à teoria crítica, levam à necessidade de apresentar recomendações específicas para que uma nova edição do FICA Animado tenha um papel mais educativo, cumprindo efetivamente o objetivo para o qual foi criado.

Biografia do Autor

Carlos Hiroo Saito
Atualmente é Professor efetivo, classe Associado 2, do Departamento de Ecologia da Universidade de Brasília, e Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ecologia a partir de fim de maio de 2008. Possui doutorado em Geografia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1996), com ênfase em Geoprocessamento.

Mais informações: Currículo Lattes

Publicado
2010-12-09
Como Citar
Saito, C. H., & Marques, K. (2010). <b>Educação ambiental numa perspectiva dialógico-problematizadora e o XI Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental (FICA)<b&gt;. Revista Brasileira De Educação Ambiental (RevBEA), 5(1), 104-112. https://doi.org/10.34024/revbea.2010.v5.1724
Edição
Seção
Artigos