Educação Ambiental como ferramenta de sensibilização para redução das queimadas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2024.v19.16628

Palavras-chave:

Impactos ambientais, Áreas protegidas, Parque Estadual da Pedra Branca

Resumo

A Mata Atlântica, já chegou a ocupar mais de 1.400.000 km2 do território brasileiro, hoje com 12,4% da sua cobertura original, dá lugar a áreas antropizadas, em função da expansão das áreas urbanas e agrícolas. Seus remanescentes sofrem com a intensa pressão, perda e fragmentação por conta de atividades antrópicas, tais como: desmatamento, poluição, incêndios, entre outras. Os impactos causados pelas queimadas e incêndios na Mata Atlântica são um caso antigo e a Educação Ambiental é uma das ferramentas capazes de frear e diminuir esse impacto. Nesse sentido, analisamos a percepção dos visitantes sobre os incêndios no Parque Estadual da Pedra Branca e sobre a Educação Ambiental. O trabalho foi feito a partir de uma pesquisa com os frequentadores do Parque Estadual da Pedra Branca, por meio de um questionário semiestruturado com 17 perguntas, que visam verificar se os visitantes têm contato com a Educação Ambiental, têm conhecimento acerca das queimadas e incêndios florestais e os impactos causados por estes eventos, além de verificar se existe uma relação entre a EA e o conhecimento sobre os eventos e os impactos das queimadas. Ao todo foram entrevistados 101 frequentadores. Após análise foi verificado que a maioria das pessoas que não tiveram contato com Educação Ambiental, não têm noção dos impactos causados pelas queimadas e incêndios, tanto no ambiente, quanto em suas vidas, e os que tiveram contato apresentaram uma maior percepção sobre os impactos causados. Assim, como o conhecimento sobre queimadas ainda é muito vago, este pode ser mais estruturado por meio da Educação Ambiental, proporcionando um aumento da sensibilização sobre este assunto e contribuindo para redução dos eventos no interior do parque e, consequentemente, do impacto no ecossistema.

Biografia do Autor

  • Camila de Paula Fernandes, Instituto Marinho para o Equilibrio Socio-Ambiental

    Camila de Paula Fernandes é graduada em Ciências Biológicas, habilitada em Licenciatura e Bacharel pelo Centro Universitário São José. Atuou em pesquisas de levantameto fitossociológico em Florestas Ombrófilas, de monitoramento ambiental com foco em queimadas e mudanças do uso e ocupação da terra e de educação ambiental. Membro do núcleo de Pesquisa Cientifica e Tecnológica em Meio Ambiente, Silvicultura e Ecologia - Nupemase. Atualmente, trabalha como apoio técnico no projeto “Matas do Rio Doce – Ecologia e conservação da flora da bacia do Rio doce no estado do Espírito Santo”, apoiado pelo FUNBIO.

  • Daniel Medina Corrêa Santos, Instituto Marinho para o Equilíbrio Socio-Ambiental

    Doutor em Meio Ambiente pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2015), Mestre em Botânica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2006), Graduado em Ciências Biológicas pelo Centro Universitário da Cidade (2004). Pós-Doutorando (2024) no Programa de Pós-Graduação em Ciências Florestai da Universidade Federal do Espírito Santo.

     

  • Ana Beatriz Lima Perez Oliveira, Centro Universitário São José

    Graduada em Ciencias Biologicas pelo Centro Universitário São José

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Publicado

01-08-2024

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

FERNANDES, Camila de Paula; SANTOS, Daniel Medina Corrêa; OLIVEIRA, Ana Beatriz Lima Perez. Educação Ambiental como ferramenta de sensibilização para redução das queimadas. Revista Brasileira de Educação Ambiental (RevBEA), [S. l.], v. 19, n. 5, p. 335–347, 2024. DOI: 10.34024/revbea.2024.v19.16628. Disponível em: https://periodicos.unifesp.br/index.php/revbea/article/view/16628. Acesso em: 8 dez. 2025.
Recebido 2024-05-06
Aprovado 2024-06-20
Publicado 2024-08-01