Entre avanços e retrocessos: a trajetória da Política Nacional de Educação Ambiental

Autores

  • Ricardo Silveira Orlando Instituto Federal de São Paulo - IFSP

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2024.v19.16542

Palavras-chave:

Educação Ambiental, Políticas Públicas, Educação e Desenvolvimento Sustentável, Ecopolítica

Resumo

As conferências internacionais sobre meio ambiente contribuíram para questionar o modelo de desenvolvimento praticado em muitos países, orientando a elaboração de sistemas nacionais de educação voltados à conscientização comprometida com a sustentabilidade. Apesar dos históricos tensionamentos entre o Estado brasileiro e os socioambientalistas, o tema da Educação Ambiental foi gradativamente incorporado à agenda brasileira culminando na aprovação da Lei Federal no 9.795/1999, que instituiu a Política Nacional de Educação Ambiental (PNEA). Considerando a relevância da PNEA, este artigo tem como objetivo analisar a trajetória de implantação dessa política pública, cujo desmonte contribuiu para o deslocamento do protagonismo brasileiro na área da Educação Ambiental para uma posição obscurantista.

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Publicado

01-06-2024

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Seção

Artigos

Como Citar

Entre avanços e retrocessos: a trajetória da Política Nacional de Educação Ambiental. (2024). Revista Brasileira De Educação Ambiental (RevBEA), 19(3), 476-494. https://doi.org/10.34024/revbea.2024.v19.16542