Imaginário social e Educação Ambiental: o papel dos agentes educacionais no desenvolvimento sustentável da Comunidade Nossa Senhora das Graças na Costa da Conceição, Itacoatiara (AM)

Autores

  • Rosa Marilia Rosas Lira Universidade Federa da Amazonas
  • Máximo Alfonso Rodrigues Billacrês

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2024.v19.16536

Palavras-chave:

Professores, Imaginário social, Desenvolvimento Rural Comunidade, Itacoatiara.

Resumo

A pesquisa foca no imaginário social dos agentes educacionais da Escola Estadual Anília Nogueira da Silva na Comunidade Nossa Senhora das Graças na Costa da Conceição, em Itacoatiara, e a sua relação com o manejo sustentável de recursos naturais e o desenvolvimento rural sustentável. A pesquisa adota uma abordagem qualitativa, utilizando o estudo de caso, análise documental, entrevistas semiestruturadas e observação participante. Os resultados destacam a importância do engajamento dos educadores com a realidade socioambiental da comunidade, que apresenta grande potencial de recursos naturais. Contudo, o estudo revela desafios na implementação de práticas pedagógicas voltadas à sustentabilidade, como a falta de infraestrutura adequada e a ausência de uma abordagem mais profunda nos documentos pedagógicos da escola sobre educação ambiental. O trabalho sugere a necessidade de políticas públicas que integrem o currículo escolar com práticas sustentáveis, visando promover a preservação ambiental e o bem-estar da comunidade.

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Publicado

01-10-2024

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

LIRA, Rosa Marilia Rosas; BILLACRÊS, Máximo Alfonso Rodrigues. Imaginário social e Educação Ambiental: o papel dos agentes educacionais no desenvolvimento sustentável da Comunidade Nossa Senhora das Graças na Costa da Conceição, Itacoatiara (AM). Revista Brasileira de Educação Ambiental (RevBEA), [S. l.], v. 19, n. 8, p. 394–413, 2024. DOI: 10.34024/revbea.2024.v19.16536. Disponível em: https://periodicos.unifesp.br/index.php/revbea/article/view/16536. Acesso em: 11 dez. 2025.
Recebido 2024-04-06
Aprovado 2024-09-05
Publicado 2024-10-01