Educação Ambiental e formação de professores no Brasil: objetivos e desafios

Autores

  • Fernanda Nadai Universidade Federal do Paraná
  • Soraya Corrêa Domingues Universidade Federal do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2024.v19.16489

Palavras-chave:

Formação de Professores, Educação Ambiental, Ensino Superior

Resumo

O seguinte trabalho visa discutir a presença da Educação Ambiental na formação de professores. Para isso foram visitadas as legislações nacionais que regem a educação e as políticas públicas de Educação Ambiental, discutidas a partir dos principais referenciais teóricos da área. Presente nos documentos oficiais brasileiros desde 1981, a Educação Ambiental deve estar presente em todos os níveis de ensino. Porém, sua inserção no ensino superior é pontoada como uma fragilidade, ao ser trabalhada de forma assistemática e desconexa nos currículos. Nesse sentido, entende-se como necessário o desenvolvimento de pesquisas na área, uma vez que as concepções criadas durante o processo formativo refletirão diretamente no exercício da docência.

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Publicado

01-10-2024

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

NADAI, Fernanda; DOMINGUES, Soraya Corrêa. Educação Ambiental e formação de professores no Brasil: objetivos e desafios. Revista Brasileira de Educação Ambiental (RevBEA), [S. l.], v. 19, n. 8, p. 64–70, 2024. DOI: 10.34024/revbea.2024.v19.16489. Disponível em: https://periodicos.unifesp.br/index.php/revbea/article/view/16489. Acesso em: 11 dez. 2025.
Recebido 2024-03-22
Aprovado 2024-07-31
Publicado 2024-10-01