O estado da arte do campo temático “trilhas ecológicas no cerrado”

Autores

  • Jeferson Carvalho Mateus Universidade Evangélica de Goiás - UniEVANGÉLICA
  • Giovana Galvão Tavares Universidade Evangélica de Goiás (UniEVANGÉLICA)

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2024.v19.16430

Palavras-chave:

Educação Ambiental; Trilhas Ecológicas; Espaços de aprendizagem.

Resumo

Este artigo tem por objetivo apresentar o estado da arte do campo temático “trilhas ecológicas no Cerrado” enquanto um recurso para aprendizagem sobre as interações entre ser humano e natureza. Para tanto, foram inventariadas teses de doutorado e dissertações depositadas no catálogo de teses e dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e outras produções acadêmicas disponíveis na base de dados Web of Science, produzidas entre os anos de 2017 a 2023, utilizando como descritores “Educação Ambiental”, “trilhas ecológicas”, “cerrado”. Foram analisadas cinco produções acadêmicas disponíveis no repositório da CAPES e vinte produções que compõem o banco da Web of Science, as quais permitiram a visualização de diferentes abordagens dentro da temática proposta na pesquisa. Como resultado, identificou-se que o tema ainda é pouco explorado e a realização de trilhas ecológicas no Cerrado como um recurso pedagógico é pouco discutida. Também busca-se demonstrar, neste estudo, uma abordagem capaz de auxiliar a prática da Educação Ambiental e a produção de um espaço de aprendizagem que possa promover cidadania.

Biografia do Autor

  • Jeferson Carvalho Mateus, Universidade Evangélica de Goiás - UniEVANGÉLICA

    Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Sociedade, Tecnologia e Meio Ambiente (PPG STMA).

  • Giovana Galvão Tavares, Universidade Evangélica de Goiás (UniEVANGÉLICA)

    Professora e orientadora do Programa de Pós-Graduação em Sociedade, Tecnologia e Meio Ambiente (PPG STMA).

Referências

AMARAL, Aryanne Gonçalves; MUNHOZ, Cássia Beatriz Rodrigues. Planejamento do traçado de uma trilha interpretativa através da caracterização da flora do Parque Ecológico e de Uso Múltiplo Águas Claras, DF. Revista Brasileira de Biociências, Porto Alegre, v. 5, supl. 1, p. 639-641, jul. 2007.

ARAÚJO, Igor; GREGÓRIO, Jordanna Sebastiana; SOUZA, Bruno Aráujo; RESENTE, Tarcísio Renan Pereira Sousa. Trilha interpretativa: um instrumento de sensibilização ao desenvolvimento da Educação Ambiental. Itinerarius Reflectionis, Goiânia, v. 15, n. 2, p. 1-19, 2019.

BARROS, Ana Cristina Viana; PANTOJA, Tatyana Mariucha de Araújo; LIMA, Renato Abreu. Trilhando conhecimento: levantamento arbóreo e ensino de botânica na trilha no Alto Solimões. Diversitas Journal, v. 8, n. 3, p. 2821-2832, jul.-set. 2003.

BASSO, Vanessa Maria; CUPERTINO, Gabriela Fontes Mayrinck; OLIVEIRA, Júlia Martins Dias de; TRECE, Isabela Bandeira; MIRANDA, Erikis Amorim de. Avaliação florística de uma trilha de Educação Ambiental para adequação sensorial no Parque Estadual de Cunhambebe - RJ, Brasil. Ambiente: Gestão e Desenvolvimento, v. 16, n. 1, pa. 36-44, jan.-abr. 2022.

BORSATO, Victor Assunção; SOUZA FILHO, Edvard Elias. Ação antrópica, alterações nos geossistemas, variabilidade climática, contribuição ao problema. Revista Formação, v. 2, n. 13, p. 213-223, 2004.

CARVALHO, Stephan Lopes; SOUZA, Maurício Novaes; FERRARI, Jeferson Luiz; MEIRA, Ana Cláudia Hebling. Classificação e normas de segurança para a prática de Educação Ambiental na Trilha Ecológica Pedagógica do Arroz, Sítio Jaqueira Agroecologia – Alegre, ES. Alegre: Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do Espírito Santo, 2021. (Boletim Técnico, n. 5). Disponível em <https://ppga.alegre.ifes.edu.br/images/conteudo/Documentos/BOLETIM_TCNICO_N05.pdf>. Acesso em: 16 jul. 2024.

FERREIRA, Norma Sandra de Almeida. As pesquisas denominadas “estado da arte”. Educação & Sociedade, v. 23, n. 79, p. 257-272, ago. 2002.

FREITAS, Cilene de Souza Silva; LOPES, Eliene dos Santos; PINTO, Benjamim Carvalho Teixeira. Potencialidades do uso de uma trilha ecológica educativa para a percepção e problematização socioambiental. Revista Práxis, v. 13, n. 25, p. 107-116, jun. 2021.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 57. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2014.

GOIÁS. Ministério Público do Estado de Goiás. Lei nº 18.104, de 18 de julho de 2013. Dispõe sobre a proteção da vegetação nativa, institui a nova Política Florestal do Estado de Goiás e dá outras providências. Disponível em <https://legisla.casacivil.go.gov.br/api/v2/pesquisa/legislacoes/90203/pdf>. Acesso em 28 set. 2023.

INSTITUTO SEMESP. Dados Brasil. 11. ed. [S. l.]: 2021. Disponível em: https://www.semesp.org.br/mapa/edicao-11/brasil/instituicoes-e-matriculas/. Acesso em: 20 out. 2023.

KLUG, Alessandra. Entre ruinas e jardins: a cidade através dos deslocamentos de uma professora-artista-pesquisadora. 2020. Tese (Doutorado em Educação) – Centro de Ciências da Educação, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2020. Disponível em: <https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/221991>. Acesso em 16 de maio de 2024.

LAZZARI, Gabriele Zenato; GONZATTI, Felipe; SCOPEL, Janete Maria; SCUR, Luciana. Trilha ecológica: um recurso pedagógico no ensino da Botânica. Scientia cum Industria, v. 5, n. 3, p. 161-167, 2017.

LIMA, Maria Maiany Paiva; SILVA, Lucas da. Educação Ambiental através de trilha interpretativa em área protegida no município de Quixadá-CE. In: CONGRESSO INTERNACIONAL DA DIVERSIDADE DO SEMIÁRIDO, 1., 2016, Campina Grande. Anais [...] Campina Grande: Realize, 2016. p. 1-13. Disponível em: <https://www.editorarealize.com.br/editora/anais/conidis/2016/TRABALHO_EV064_MD1_SA7_ID898_30082016114101.pdf>. Acesso em: 15 abr. 2020.

LIMA, Ricardo Elias do Vale; DUTRA E SILVA, Maria Fernandes Gomide; PEIXOTO, Josana de Castro. Educação Ambiental, pesquisa e extensão universitária: um relato sobre as atividades na trilha ecológica do Tucano, Goiás, Brasil. Fronteira: Journal of Social, Technological and Environmental Science, [S. l.], v. 8, n. 3, p. 528-532, 2019.

LOPEZ, Gabriela Garcia Santana. Trilhas perceptivas: a Travessia Petrópolis- Teresópolis/RJ. 2022. 178 p. Tese (Doutorado em Geografia e Meio Ambiente) – Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022. DOI: <https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.61797>. Acesso em: 15 abr. 2020.

MARANDINO, Martha; SELLES, Sandra Escovedo; FERREIRA, Marcia Serra. Ensino de Biologia: histórias e práticas em diferentes espaços educativos. São Paulo: Cortez, 2009.

MENEZES, Priscylla Karoline de. Educação Ambiental. Recife: Ed. UFPE, 2021.

MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE (MMA). Programa Nacional de Conservação e Uso Sustentável do Bioma Cerrado. Disponível em: <http://www.mma.gov.br/estruturas/sbf/_arquivos/programa_bioma_Cerrado.pdf>. Acesso em: 10 fev. 2015.

MORITZ, Tatiana; GURGEL, Thaís de Souza; COSTA, Sinthya Pinheiro da. Trilhas interpretativas como meio de conscientização e sensibilização: um estudo com participantes das trilhas da unidade de conservação Parque Estadual das Dunas de Natal-RN. Interface, Natal, v. 2, p. 130-150, 2014.

MOURÃO, Roberto M. F. Trilhas – desenho, classificação, traçado. [S. l.]: Instituto EcoBrasil, [s. d.]. Disponível em <http://www.ecobrasil.eco.br/30-restrito/categoria-conceitos/1213-trilhas-desenho-classificacao-tracado>. Acesso em 18 out. 2023.

NASCIMENTO, Ladivania Medeiros do; ARRUDA, Ana Paula Dias Vitorino de; SANTOS, Uaine Maria Felix dos. Trilhas autoguiadas e guiadas: instrumento de Educação Ambiental no Jardim Botânico do Recife, Brasil. REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental, v. 34, n. 1, p. 24-38, 2017.

NONATO, Raiany Priscila Paiva Medeiros; SILVA, Marta Evânia Miguel da; SÁ, Mônica Sebastiana Brito de; CAVALCANTE, Maria da Paz. O ensino-aprendizagem da Geografia através do jogo trilha ecológica. Geografia em Questão, v. 13, n. 1, p. 67-81, 2020.

OLIVEIRA, Anderson Aparecido Gonçalves de. Nas trilhas da memória: Transformações de um passado presente em Serra do Facão (2008-2020). 2022. 271 p. Tese (Doutorado em História) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2022. DOI: <http://doi.org/10.14393/ufu.te.2022.122>. Acesso em: 15 abr. 2020.

OLIVEIRA, José Renato de; ROCHA, Marcelo Borges. As trilhas ecológicas para o ensino de ciências na educação básica: olhares da perspectiva docente. Revista Brasileira de Educação, v. 25, 2020.

PAIM, Aline; BOTELHO, Rosangela Garrido Machado. Planejamento de trilhas ecológicas: estudo de caso no Rancho Sol Dourado, Nova Friburgo (RJ). Revista Brasileira de Ecoturismo, São Paulo, v. 15, n. 4, p. 775-801, 2022.

PEREIRA, Ives da Silva Duque; MACIEL, Cristiano Peixoto; COUTINHO, Roger Rangel; BURLA, Rogério da Silva. Princípios para a criação de uma trilha ecológica interpretativa, com elementos socioculturais regionais, em um fragmento de restinga no município de São Francisco de Itabapoana. Boletim do Observatório Ambiental Alberto Ribeiro Lamego, Campos dos Goytacazes/RJ, v. 8, n. 2, p. 195-216, 2014.

PIN, José Renato de Oliveira; ROCHA, Marcelo Borges. As trilhas ecológicas para o ensino de ciências na educação básica: olhares da perspectiva docente. Revista Brasileira de Educação, v. 25, e250062, 2020.

ROCHA, Marcelo; PIN, José Renato; GÓES, Yasmim Cunha Bulhões; RODRIGUES, Laura Alves. O potencial das trilhas ecológicas como instrumento de sensibilização ambiental: o caso do Parque Nacional da Tijuca. E-Mosaicos, v. 6, n. 12, p. 81-96, 2017.

SÃO PAULO. Lei nº 13.550, de 02 de junho de 2009. Dispõe sobre a utilização e proteção da vegetação nativa do Bioma Cerrado no Estado, e dá providências correlatas. Disponível em: <https://www.al.sp.gov.br/repositorio/legislacao>. Acesso em: 15 abr. 2020.

SANTOS, Elaine Teresinha Azevedo dos. Educação Ambiental na escola: conscientização da necessidade de proteção da camada de ozônio. 2007. Monografia (Pós-Graduação em Educação Ambiental) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria-RS, 2007.

SANTOS, Eloisa de Souza. As percepções de sujeitos escolares sobre a APA Floresta Manaós e o seu entorno urbano. 2022. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade do Vale do Rio dos Sinos, São Leopoldo, 2022. Disponível em: <https://repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/12170>. Acesso em 28 de julho de 2024.

SANTOS, L. B. M.; SIMÕES, B. F. T.; PONCIANO, L. C. M. O. Ecoturismo e conservação na Área de Proteção Ambiental do Morro do Cachambi, Rio de Janeiro: pela tessitura das vozes geopoéticas em trilhas. Revista Brasileira de Ecoturismo, São Paulo, v. 12, n. 5, p. 653-684, 2019.

SILVA, Mireli Milani da; NETTO, Tatiane Almeida; AZEVEDO, Letícia Fátima de; SCARTON, Laura Patrícia; HILLIG, Claytin. Trilha ecológica como prática de Educação Ambiental. Revista Eletrônica em Gestão, Educação e Tecnologia Ambiental, v. 5, n. 5, p. 705-719, 2012.

SILVA, Tatiane Evaristo da Silva; CRISPIM, Maria Cristina; ANDRADE, Maristela Oliveira de; REGALA, Paloma de Sousa. Ecoturismo e Educação Ambiental nas trilhas guiadas no Vale do Capão. Revista Brasileira de Ecoturismo, São Paulo, v. 14, n. 3, p. 368-390, ago.-out. 2021.

SILVA-MEDEIROS, Diego Marques; LORENCINI JÚNIOR, Álvaro. Gamificação e interpretação ambiental: uma experiência em trilha ecológica. Revista Contexto & Educação, v. 35, n. 112, p. 217-238, 2020.

SILVEIRA, Dahiane Inocência; LORENCINI JUNIOR, Alvaro. Análise da Percepção Ambiental de Estudantes no Percurso de uma Trilha Ecológica em uma Unidade de Conservação. Revista de Ensino, Educação e Ciências Humanas, [S. l.], v. 22, n. 3, p. 369–377, 2021.

SOUZA, Gilson Luiz Rodrigues. Turismo pedagógico na educação superior: instrumento para a construção cognitiva. 2021. 210 p. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade de Uberaba, Uberaba, 2021. Disponível em: <https://dspace.uniube.br:8443/handle/123456789/2401>. Acesso em 20 nov.2023.

VENDITTI JR., Rubens; ARAÚJO, Paulo Ferreira de. Trilhas ecológicas com orientação para pessoas surdas. Pensar a Prática, Goiânia, v. 11, n. 3, p. 269-280, set.-dez. 2008.

Downloads

Publicado

01-10-2024

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

MATEUS, Jeferson Carvalho; TAVARES, Giovana Galvão. O estado da arte do campo temático “trilhas ecológicas no cerrado”. Revista Brasileira de Educação Ambiental (RevBEA), [S. l.], v. 19, n. 8, p. 302–317, 2024. DOI: 10.34024/revbea.2024.v19.16430. Disponível em: https://periodicos.unifesp.br/index.php/revbea/article/view/16430. Acesso em: 11 dez. 2025.
Recebido 2024-03-12
Aprovado 2024-07-31
Publicado 2024-10-01