Educação Ambiental: desafios e possibilidades no cotidiano da Educação Fundamental no Brasil

Autores

  • Ronaldo dos Santos Leonel Universidade Federal do Paraná
  • Andréia de Oliveira Castro Universidade Estadual do Pará https://orcid.org/0000-0001-8340-4657
  • Klebson Daniel Sodré do Rosário Universidade do Estado do Pará

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2024.v19.16428

Palavras-chave:

Educação para o Meio Ambiente. Ensino Fundamental. Atuação do Professor. Obstáculos.

Resumo

A pesquisa atual analisa os estudos realizados nos últimos sete anos (2016-2023) sobre Educação Ambiental no contexto da Educação Básica. Com o objetivo de resumir as obras na área, foram identificadas as opiniões dos autores sobre o tema e a relevância da Educação Ambiental na educação atual. Para isso, foram criadas categorias seguindo a metodologia de Bardin (2004) para organizar as informações: visões dos docentes sobre Educação Ambiental e suas práticas; inserção da Educação Ambiental crítica no ensino básico e os desafios envolvidos; capacitação dos professores em Educação Ambiental e diretrizes educacionais relacionadas. Ainda há incertezas quanto ao papel da Educação Ambiental na Educação Básica, com diversos obstáculos a serem superados, apesar dos avanços, conquistas e da relevância teórica da Educação Ambiental como uma necessidade em todos os níveis de aprendizado.

Biografia do Autor

  • Andréia de Oliveira Castro, Universidade Estadual do Pará

    Mestrado em Educação e Ensino de Ciências na Amazônia –(UEPA.). Graduada em Ciências Naturais pela Universidade Estadual do Pará- UEPA (2006).

     

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Publicado

01-10-2024

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

LEONEL, Ronaldo dos Santos; CASTRO, Andréia de Oliveira; ROSÁRIO, Klebson Daniel Sodré do. Educação Ambiental: desafios e possibilidades no cotidiano da Educação Fundamental no Brasil. Revista Brasileira de Educação Ambiental (RevBEA), [S. l.], v. 19, n. 8, p. 173–189, 2024. DOI: 10.34024/revbea.2024.v19.16428. Disponível em: https://periodicos.unifesp.br/index.php/revbea/article/view/16428. Acesso em: 12 jul. 2025.
Recibido 2024-03-12
Aprovado 2024-07-31
Publicado 2024-10-01