Metodologias de Educação Ambiental com enfoque na biodiversidade em Unidades de Conservação do Brasil: uma revisão

Autores

  • João Vitor Dutra de Lima Pereira Universidade Federal do Piauí - UFPI
  • Letícia Sousa dos Santos Universidade Federal do Piauí
  • Patrícia Maria Martins Nápolis Universidade Federal do Piauí

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2024.v19.16425

Palavras-chave:

Educação Ambiental, Unidades de Conservação, Metodologias, Biodiversidade

Resumo

Com esse estudo, buscou-se identificar estratégias metodológicas em Educação Ambiental (EA) e biodiversidade desenvolvidas em Unidades de Conservação (UC) no Brasil. Para isso, realizou-se buscas em bases de dados entre agosto e dezembro de 2022. Foram reportadas 20 pesquisas, com maior expressividade na região Nordeste. As metodologias utilizadas foram agrupadas em ativas, tradicionais e de projetos, sendo executadas com estudantes, professores, comunidades locais e visitantes. Acredita-se que as ações de EA não vêm sendo realizadas de forma contínua nas UC, pois as metodologias por meio de projetos foram escassas. Destaca-se, portanto, a importância da biodiversidade local como tema para práticas de EA.

Biografia do Autor

  • Letícia Sousa dos Santos, Universidade Federal do Piauí

    Licenciatura em Ciências da Natureza pela Universidade Federal do Piauí (UFPI)

    Mestrado e Doutoranda em Desenvolvimento e Meio Ambiente (PRODEMA/UFPI)

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Publicado

01-10-2024

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

PEREIRA, João Vitor Dutra de Lima; SANTOS, Letícia Sousa dos; NÁPOLIS, Patrícia Maria Martins. Metodologias de Educação Ambiental com enfoque na biodiversidade em Unidades de Conservação do Brasil: uma revisão. Revista Brasileira de Educação Ambiental (RevBEA), [S. l.], v. 19, n. 8, p. 344–361, 2024. DOI: 10.34024/revbea.2024.v19.16425. Disponível em: https://periodicos.unifesp.br/index.php/revbea/article/view/16425. Acesso em: 11 dez. 2025.
Recebido 2024-03-11
Aprovado 2024-07-31
Publicado 2024-10-01