The locus of Environmental Education in the Bahia - Reference Curriculum Document (DCRB)

Authors

  • Daniele da Silva Dias UESB - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia
  • Maria Rosinira Bezerra Cavalcante UESB - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia
  • Beatriz Pires Silva UESB - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia
  • Matheus Souza de Santana UESB - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia
  • Silvana do Nascimento Silva UESB - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2024.v19.16393

Keywords:

DCRB; Environmental Education; Sustainability; Environment.

Abstract

This article aimed to identify how the Bahia Reference Curricular Document (DCRB) volume 1 addresses EE. Qualitative research of a documentary type, structured in Content Analysis. The EE at DCRB brings a less reductionist and conservationist view on the topic, recognizing, in addition to the environmental dimension, the social dimension as an agenda for discussion, addressing socio-environmental problems as the fruits of human action. The term sustainability appears the same number of times as EE. Sustainability or sustainable development is subject to various interpretations and in some contexts is associated with eco-efficiency where large companies would have a positive image for promoting it.

Author Biographies

  • Maria Rosinira Bezerra Cavalcante, UESB - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

    Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (2002). Atualmente, estudante de Mestrado do Programa de Pós-Graduação Ensino de Ciências e Formação de Professores (PPG-ECFP), pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Campus Jequié. pertencente ao quadro efetivo de professores da Rede municipal de Tambboril/CE, Da área de Ciências do Ensino Fundamental II.Iniciando a vivência pedagógica, de sala de aula, desde 2000, com experiência em Educação (Municipal e Estadual), formação de professores/as e orientação a Projetos de Conclusão de Curso, ensino médio/ Projeto de Vida da Família Camponesa (Escola Família Agrícola Dom Fragoso).

  • Beatriz Pires Silva, UESB - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

    Licenciada em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia-UESB. Pós graduada em Metodologia do Ensino de Biologia, pelo Centro Universitário Internacional-UNINTER. Mestranda pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Formação de Professores-PPGECFP, UESB. Professora efetiva da Educação Básica do Ensino Fundamental Anos Finais no município de Mirante-BA, desde 2016. Atuou como professora de Biologia na rede estadual da Bahia entre 2017 e 2019. Durante a sua trajetória acadêmica, atuou como bolsista no Projeto de Extensão Ensinando a Aprender Botânica no Ensino Básico (2012-2013) e no Programa Institucional de Iniciação à Docência-PIBID, em 2014. Atualmente, é pesquisadora no Grupo de Estudos e Pesquisas em Ensino-Aprendizagem de Botânica- GP-ENABOT.

  • Matheus Souza de Santana, UESB - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

    Conforme Currículo Lattes, minha formação acadêmica contempla experiência docente em nível de Educação Básica, Ensino Superior (Graduação e Pós-Graduação), atuação na Administração e Gestão Escolar.

  • Silvana do Nascimento Silva, UESB - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

    Licenciada em Biologia pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (1997). Especialista em Metodologia do Ensino Superior (2000). Mestre em Ciências Biológicas (Botânica. Bolsa Capes) pela Universidade Federal da Bahia (2001). Doutora em Ensino, Filosofia e Historia das Ciências - UFBA, com doutorado-sanduíche pelo Programa ERASMUS (Bolsa da União Européia) na Universidade do Minho em Portugal. Professora Plena da área de Educação do Departamento de Ciências Biológicas (UESB). Atuação em ensino´pesquisa e extensão em Educação Ambiental e Formação de Professor. Docente, pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Formação de Professores (DCB/UESB). Coordenadora do Grupo de Pesquisa em Educação Ambiental e Formação de Professores - GPEAFP. Coordenou a Linha de Ação Educação Ambiental do Subprojeto Interdisciplinar do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência - PIBID (UESB-CAPES), no período de março de 2013-junho de 2016. Coordenou a Linha de Ação Educação do Campo do subprojeto Interdisciplinar do Pibid(Uesb-Capes), de julho de 2016 - Outubro de 2017. Pós-doc (Bolsa CNPq) realizado Universidade Federal do Rio de Janeiro-UFRJ- Programa de Pós-Graduação em Educação. Coordenadora do Programa Residência Pedagógica Interdisciplinar Biologia e Química (2020-2022).Coordenou o Laboratório de Ensino de Biologia (LEBio-UESB, 2019-2022). Secretaria da Associação Docente do Sudoeste da Bahia (Adusb - 2021). Vice-Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Formação de Professores (2022-Atual).

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Published

2024-06-01

Issue

Section

Artigos

How to Cite

DIAS, Daniele da Silva; CAVALCANTE, Maria Rosinira Bezerra; SILVA, Beatriz Pires; SANTANA, Matheus Souza de; SILVA, Silvana do Nascimento. The locus of Environmental Education in the Bahia - Reference Curriculum Document (DCRB). Brazilian Journal of Environmental Education, [S. l.], v. 19, n. 3, p. 448–460, 2024. DOI: 10.34024/revbea.2024.v19.16393. Disponível em: https://periodicos.unifesp.br/index.php/revbea/article/view/16393. Acesso em: 5 dec. 2025.
Received 2024-03-06
Accepted 2024-04-22
Published 2024-06-01