Educação Ambiental: concepções sobre meio ambiente entre alunos do curso de formação de docentes em Ponta Grossa (PR)

Autores

  • Lucelia Smaha Universidade Estadual de Ponta Grossa
  • Rosemeri Segecin Moro Universidade Estadual de Ponta Grossa
  • Lia Maris Orth Ritter Antiqueira Universidade Tecnológica Federal do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2024.v19.16351

Palavras-chave:

ensino, representações, Discurso do Sujeito Coletivo

Resumo

A atual crise ambiental exige um compromisso dos docentes nos vários níveis do ensino. Assim, por meio de uma pesquisa qualitativa de Análise do Discurso do Sujeito Coletivo, investigamos as concepções de meio ambiente de futuros docentes para identificar a baseline na qual elaboram seu repertório em EA. O estudo revelou percepções singelas da natureza e conceitos de preservação ambiental num estágio simplificado que dificultam o acesso dos investigados a reflexões sobre as esferas sociais, políticas e culturais da EA. O corpus apresentado indicou que os participantes não estavam sensibilizados nem capacitados a reflexões aprofundadas, voltadas para a busca de soluções práticas e eficazes de problemas ambientais.

Referências

ALEXANDRE, Marcos. O papel da mídia na difusão das representações sociais. Comum, Rio de Janeiro, v. 6, p. 111–125, 2001. Disponível em: <https://dialeticas.com/wp-content/uploads/2020/09/opapel-1.pdf>. Acesso: 15 jul. 2024.

ANTIQUEIRA, Maris Orth Ritter Antiqueira; SEKINE, Elizabete Satsuki. Os "erres" pós pandemia: princípios para sustentabilidade e cidadania. Revista Brasileira De Educação Ambiental, v. 15, n.4, p.70–79, 2020.

ARAYA, Sandra Umaña. Las representaciones sociales: ejes teóricos para su discusión. San Jose: Facultad Latinoamericana de Ciencias Sociales, 2002.

BECK, Ulrich. Sociedade de risco: rumo a uma outra modernidade. São Paulo: Editora 34, 2011.

FIGUEIREDO, Marilia Zannon de Andrade; CHIARI, Brasília Maria; GOULART, Bárbara Niegia Garcia de. Discurso do Sujeito Coletivo: uma breve introdução à ferramenta de pesquisa qualiquantitativa. Distúrbio Comunicação, São Paulo, v. 25, n. 1, p. 129–136, 2013.

GIDDENS, Anthony. As consequências da modernidade. São Paulo: Ed. UNESP, 1991.

JACOBI, Pedro. Educação Ambiental, cidadania e sustentabilidade. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, n. 118, p.189–205, 2003

LEFEVRE, Fernando; LEFEVRE, Ana Maria Cavalcanti. O sujeito coletivo que fala. Interface - Comunicação, Saúde, Educação. São Paulo, v. 10, n. 20, p. 517–524, 2006.

LEFEVRE, Fernando; LEFEVRE, Ana Maria Cavalcanti; MARQUES, Maria Cristina da Costa. Discurso do sujeito coletivo, complexidade e auto-organização. Ciência & Saúde Coletiva, São Paulo, v. 14, n. 4, p. 1193–1204, 2009.

LEFF, Enrique. Complexibilidade, Racionalidade Ambiental e Diálogo de Saberes. Educação e realidade, Rio de Janeiro, v. 3, p. 17–24, 2009.

LEFF, Enrique. Racionalidade ambiental: a reapropriação social da natureza. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2006.

LIMA, Gustavo Ferreira da Costa; LAYRARGUES, Philippe Pomier. Mudanças climáticas, educação e meio ambiente: para além do Conservadorismo Dinâmico. Educar em Revista, Curitiba, n. spe3, p. 73–88, 2024.

MINAYO, Maria Cecília de Souza. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. 14. ed. São Paulo: HUCITEC, 2014.

MOSCOVICI, Serge. Representações sociais: investigações em psicologia social. Petrópolis: Vozes, 2003.

PÉREZ, Mesa María Rocío; PORRAS CONTRERAS, Yair Alexandre; GUZMÁN, Héctor Leonardo. Representaciones sociales de la educación ambiental y del campus universitario: una mirada de los docentes en formación de la UPN. Tecné, Episteme y Didaxis, v. 34, p. 47–69, 2013.

PORRAS CONTRERAS, Yair Alexander. Representaciones sociales de la crisis ambiental en futuros profesores de química. Ciênc. Educ., Bauru, v. 22, n. 2, p. 431–449, 2016.

REAL, Barbara Izabella Ramirez Villa et al. A estruturação das tecnologias de aprendizagem e a sua importância na Educação Ambiental no Brasil. Revista Brasileira de Educação Ambiental, v. 19, n.4, p.7–13, 2024.

RODRÍGUEZ DE ÁVILA, Ubaldo et al. Representaciones sociales del medio ambiente en estudiantes de educación media y superior de la ciudad de Santa Marta, Colombia. Divers. Perspect. Psicol, v. 15, n. 2, p. 301–314, 2019.

SCORTEGAGNA, Adalberto; NEGRÃO, Oscar Braz Mendonza. Trabalhos de campo na disciplina de Geologia Introdutória: a saída autônoma e seu papel didático. Terræ Didatica, Campinas, v. 1, n. 1, p. 36–43, 2005. DOI: https://doi.org/10.20396/td.v1i1.8637443.

SILVA, Ana Maria Radaelli. Trabalho de Campo: prática "andante" de fazer Geografia. Geo UERJ, Rio de Janeiro, n. 11, p. 61, 2020.

SILVA, Magda Valéria; RAMIRES, Julio Cesar de Lima. O Discurso do Sujeito Coletivo e os impactos da Mitsubishi na cidade de Catalão/ Goiás: uma aplicação de abordagem qualitativa. In: RAMIRES, Julio Cesar de Lima; PESSÔA, Vera Lúcia Salazar. Geografia e pesquisa qualitativa nas trilhas da investigação. Uberlândia: Assis, 2009. p. 337–355.

SPINK, Mary Jane. Linguagem e produção de sentidos. Biblioteca Virtual de Ciências Humanas do Centro Edelstein de Pesquisas Sociais, 2010. Disponível em: <https://books.scielo.org/id/w9q43>. Acesso em: 15 jul. 2024.

SPINK, Mary Jane. Práticas discursivas e produção de sentidos no cotidiano: aproximações teóricas e metodológicas. São Paulo: Cortez, 2013.

SUERTEGARAY, Dirce Maria Antunes. (Re) Ligar a Geografia: Natureza e Sociedade. Porto Alegre: Compasso Lugar-Cultura, 2017.

Downloads

Publicado

01-10-2024

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

SMAHA, Lucelia; MORO, Rosemeri Segecin; ANTIQUEIRA, Lia Maris Orth Ritter. Educação Ambiental: concepções sobre meio ambiente entre alunos do curso de formação de docentes em Ponta Grossa (PR). Revista Brasileira de Educação Ambiental (RevBEA), [S. l.], v. 19, n. 8, p. 161–172, 2024. DOI: 10.34024/revbea.2024.v19.16351. Disponível em: https://periodicos.unifesp.br/index.php/revbea/article/view/16351. Acesso em: 11 dez. 2025.
Recebido 2024-02-18
Aprovado 2024-08-21
Publicado 2024-10-01