Estado do conhecimento sobre jogos em Educação ambiental: um mergulho na Revista Brasileira de Educação Ambiental

Autores

  • Louise da Silva Rodrigues Instituto Oswaldo Cruz
  • Marcelo Diniz Monteiro de Barros Universidade do Estado de Minas Gerais. Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Instituto Oswaldo Cruz - Fiocruz.

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2024.v19.16203

Palavras-chave:

Jogos Didáticos, Educação Ambiental (EA), Sustentabilidade

Resumo

A Educação Ambiental (EA) possui o objetivo de conscientizar cidadãos sobre o declínio da saúde do meio ambiente, incentivando atitudes críticas mediante o cenário de crise civilizatória. Na intenção de melhorar os processos de ensino e de aprendizagem na Educação Básica, educadores têm utilizado diferentes estratégias, como os jogos. Assim, o presente trabalho analisou a produção de artigos sobre a utilização de jogos no ensino da EA. Os dados foram analisados a partir dos resumos localizados na Revista Brasileira de Educação Ambiental. Concluímos que as contribuições dos jogos em EA podem ser eficientes e sustentáveis mediante o estímulo à sua integração nas políticas públicas educacionais, fomentando um debate mais abrangente no cenário do ensino formal.

 

Biografia do Autor

  • Marcelo Diniz Monteiro de Barros, Universidade do Estado de Minas Gerais. Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Instituto Oswaldo Cruz - Fiocruz.

    Marcelo Diniz Monteiro de Barros - Professor do Departamento de Ciências Biológicas da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - Professor do Departamento de Métodos e Técnicas de Ensino da Faculdade de Educação da Universidade do Estado de Minas Gerais - Professor do Programa de Pós-Graduação em Ensino em Biociencias e Saúde - PG-EBS - Instituto Oswaldo Cruz - Fiocruz.

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Publicado

01-08-2024

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

RODRIGUES, Louise da Silva; BARROS, Marcelo Diniz Monteiro de. Estado do conhecimento sobre jogos em Educação ambiental: um mergulho na Revista Brasileira de Educação Ambiental. Revista Brasileira de Educação Ambiental (RevBEA), [S. l.], v. 19, n. 5, p. 319–334, 2024. DOI: 10.34024/revbea.2024.v19.16203. Disponível em: https://periodicos.unifesp.br/index.php/revbea/article/view/16203. Acesso em: 8 dez. 2025.
Recebido 2024-01-27
Aprovado 2024-06-03
Publicado 2024-08-01