Por uma Educação Ambiental crítica para entender as condições de vulnerabilidades dos alunos de cursinhos populares em Belém (PA, Brazil)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2024.v19.16106

Palavras-chave:

Educação ambiental crítica, vulnerabilidade, Educação popular

Resumo

Este artigo investiga se a Educação Ambiental crítica pode mitigar as vulnerabilidades de estudantes de cursinhos populares em Belém. O objetivo geral é compreender a Educação Ambiental como uma ferramenta capaz de confrontar as vulnerabilidades dos vestibulandos e criar cenários transformadores por meio da educação crítica. A metodologia emprega a análise dos cursinhos e a implementação prática de questionários para coleta de dados. A pesquisa revela que desafios atuais, como falta de recursos financeiros, desigualdades sociais, pobreza e acesso limitado à educação, que impactam os estudantes. Conclui-se que a Educação Ambiental crítica surge como uma resposta eficaz para enfrentar tais vulnerabilidades.

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Publicado

01-02-2024

Como Citar

Leal, M. V. S. (2024). Por uma Educação Ambiental crítica para entender as condições de vulnerabilidades dos alunos de cursinhos populares em Belém (PA, Brazil). Revista Brasileira De Educação Ambiental (RevBEA), 19(1), 386–397. https://doi.org/10.34024/revbea.2024.v19.16106

Edição

Seção

Artigos em Anais de Evento
Recebido: 2024-01-08
Publicado: 2024-02-01