Práticas/ações de Educação Ambiental durante a pandemia de Covid-19

Autores

  • Luciene Vieira de Arruda Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, PB
  • Maria Aletheia Stedile Belizário Universidade Estadual da Paraíba
  • Andreza Nadja Freitas Serafim Centro Universitário UNIFAVENI
  • Ana Paula Oliveira Araújo Universidade Estadual da Paraíba.
  • Pamela Sampaio Lopes Universidade Federal do Ceará
  • Geisa Karla Oliveira Borba Universidade Estadual da Paraíba
  • Hugo Vinícius Gomes Dutra Universidade Estadual da Paraíba

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2024.v19.16046

Palavras-chave:

Educação Ambiental, Meio Ambiente, sustentabilidade

Resumo

Esta pesquisa apresenta práticas/ações ambientais realizadas por estudantes do curso de Licenciatura Plena em Geografia, do Centro de Humanidades/CH, da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), durante o período da pandemia de Covid-19. As práticas foram desenvolvidas em forma de pesquisa-ação, pelos estudantes de Geografia, em seus ciclos sociais, para despertar a sensibilização/conscientização ambiental. Estas seguiram metodologias diversas e mostraram que gestos simples do cotidiano podem contribuir para a preservação ambiental e a construção de hábitos sustentáveis que, atrelados à conscientização e sensibilização, procuram valorizar os recursos naturais e combater o consumismo imposto pela sociedade capitalista.

Biografia do Autor

  • Luciene Vieira de Arruda, Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, PB

    Graduada em Geografia (Universidade Federal do Ceará, 1987), Licenciada em Filosofia (Universidade Estadual do Ceará, 1987), Bacharel em Geografia (Universidade Federal do Ceará, 1990), Mestre em Desenvolvimento e Meio Ambiente (Universidade Federal do Ceará, 2001), Doutora em Agronomia (Universidade Federal da Paraíba, 2008) na área de concentração em Solos e Nutrição de Plantas. Pós doutora em Geografia na UFPB (2018). Lider do Terra - grupo de pesquisa urbana, rural e ambiental, cadastrado no CNPq. Sou professora DR-ASSOCIADA-D-DE da Universidade Estadual da Paraíba, Campus III, Guarabira/PB, lotada no Departamento de Geografia. Tenho experiência na área de Geociências, Ciências Ambientais e Filosofia, com ênfase em Organização do Espaço Brasileiro, Estudos Regionais, Levantamento de Solos, Elaboração de projetos de pesquisa, Metodologia da pesquisa e Estágio Supervisionado em Filosofia e Pedagogia. Atuo principalmente nos seguintes temas: degradação e impactos ambientais, educação ambiental, preservação dos recursos naturais, processos erosivos e conservacionismo, Levantamento e classificação de solos, educação escolar em Filosofia e Pedagogia. Atualmente coordeno o Programa de Extensão Humaniza Bosque Carlos Belarmino, do Centro de Humanidades da Universidade Estadual da Paraíba.

  • Maria Aletheia Stedile Belizário, Universidade Estadual da Paraíba

    Prof. Me. do Curso de Licenciatura Plena em Geografia.

  • Andreza Nadja Freitas Serafim, Centro Universitário UNIFAVENI

    Mestra em Gestão nas Organizações Aprendentes.

  • Ana Paula Oliveira Araújo , Universidade Estadual da Paraíba.

    Licenciada em Geografia.

  • Pamela Sampaio Lopes, Universidade Federal do Ceará

    Licenciada e Bacharel em Geografia/UFC. Especialista em Ensino de Geografia/Prominas.

  • Geisa Karla Oliveira Borba, Universidade Estadual da Paraíba

    Prof. Me. do Curso de Licenciatura Plena em Geografia.

  • Hugo Vinícius Gomes Dutra, Universidade Estadual da Paraíba

    Estudante do Curso de Licenciatura Plena em Geografia.

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Publicado

01-08-2024

Edição

Seção

Relatos de Experiências

Como Citar

ARRUDA, Luciene Vieira de; BELIZÁRIO, Maria Aletheia Stedile; SERAFIM, Andreza Nadja Freitas; ARAÚJO , Ana Paula Oliveira; LOPES, Pamela Sampaio; BORBA, Geisa Karla Oliveira; DUTRA, Hugo Vinícius Gomes. Práticas/ações de Educação Ambiental durante a pandemia de Covid-19. Revista Brasileira de Educação Ambiental (RevBEA), [S. l.], v. 19, n. 5, p. 281–299, 2024. DOI: 10.34024/revbea.2024.v19.16046. Disponível em: https://periodicos.unifesp.br/index.php/revbea/article/view/16046. Acesso em: 13 jul. 2025.
Recibido 2023-12-21
Aprovado 2024-06-02
Publicado 2024-08-01