Projetos de Educação Ambiental marinha e costeira e a aplicação dos princípios da cultura oceânica: um delta transdisciplinar a ser explorado

Autores

  • Kamila Regina De Toni Universidade da Região de Joinville - UNIVILLE
  • Marta Jussara Cremer Universidade da Região de Joinville - UNIVILLE
  • José Salatiel Rodrigues Pires Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC
  • Alessandra Larissa Fonseca Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2024.v17.15922

Palavras-chave:

Educação Ambiental, Currículo, Transdisciplinaridade, Cultura Oceânica.

Resumo

Nesta pesquisa, utilizamos uma abordagem mista e descritiva para avaliar a aplicação dos princípios da Cultura Oceânica nas atividades docentes nas escolas da rede municipal em parceria com a Escola do Mar, do Departamento de Ensino Fundamental da Secretaria de Educação de Florianópolis -Santa Catarina- Brasil. O objetivo foi compreender o potencial interdisciplinar/transdisciplinar com foco na saúde humana e oceânica. Os projetos desenvolvidos pelos professores dos anos finais do Ensino Fundamental, entre 2014 e 2019, foram utilizados para a Análise Textual Discursiva com o suporte do software IRAMUTEQ. Verificou-se que os projetos apresentaram pouca integração dos princípios da Cultura Oceânica relacionados à saúde humana e à saúde dos oceanos e sem perspectivas transdisciplinares.

Biografia do Autor

  • Marta Jussara Cremer, Universidade da Região de Joinville - UNIVILLE

    Graduada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1995), mestre em Ecologia e Recursos Naturais pela Universidade Federal de São Carlos (1999) e doutora em Zoologia pela Universidade Federal do Paraná (2007). É docente na Universidade da Região de Joinville desde 2000, lecionando no Bacharelado em Biologia Marinha, e docente permanente dos Programas de Pós-Graduação em Saúde e Meio Ambiente (Univille) e Ecologia (UFSC). É coordenadora da Unidade de Estabilização de Animais Marinhos da Univille e curadora do Acervo Biológico Iperoba. Coordena também o Laboratório de Ecologia e Conservação de Tetrápodes Marinhos e Costeiros, a partir do qual coordena o Projeto Toninhas do Brasil, o Projeto Tartarugas da Babitonga; e o Projeto Botos do Limite Sul. É consultora da empresa Socioambiental Consultores Associados, atuando como Coordenadora Temática de Telemetria no âmbito do Projeto de Monitoramento de Cetáceos da Bacia de Santos. Suas linhas de pesquisa incluem Ecologia Animal, Qualidade Ambiental e Saúde, Biologia da Conservação e Políticas Públicas de Meio Ambiente. 

  • José Salatiel Rodrigues Pires, Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

    O Prof. Salatiel possui graduação em Ecologia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1980), é mestre (1987) e doutor (1995) em Ecologia e Recursos Naturais pela Universidade Federal de São Carlos e Pós-Doutorado pela Universidade Federal de Santa Catarina (2015). Atualmente é Professor Titular do Departamento de Ecologia e Zoologia da Universidade Federal de Santa Catarina, alocado no Laboratório de Mamíferos Aquáticos (LAMAQ / UFSC). Tem como foco de pesquisas a Análise e Planejamento Ambiental voltados a Conservação da Biodiversidade. Atua como orientador pontual no Programa de Pós Graduação em Ecologia e Recursos Naturais da Universidade Federal de São Carlos. Tem experiência na área Planejamento Ambiental. Utiliza abordagens da Biologia da Conservação e Ecologia da Paisagem em suas pesquisas, atuando principalmente nos seguintes temas: Conservação da Biodiversidade em paisagens multifuncionais; Mapeamento e Análise de Serviços Ecossistêmicos; Análise e Planejamento Ambiental, Zoneamento Ambiental (ZEE), Gestão Integrada da Paisagem (GIP), Redes de Corredores Ecológicos, Manejo de Bacias Hidrográficas, Plano de Manejo de Unidades de Conservação, Certificação Ambiental (FSC), Turismo sustentável, Plano Diretor Ambiental Municipal, Indicadores Ambientais. Utiliza como ferramenta Sistemas de Informações Geográficas para planejamento ambiental conservacionista. Faz parte dos Grupos de Pesquisa (CNPq): Laboratório de Mamíferos Aquáticos (LAMAQ - UFSC) e Observatório de Áreas Protegidas - UFSC. Já desenvolveu atividades de assessoria e consultoria para Scientific Certification Systems, Imaflora, ISPN, IABS, KAMPATEC, OEA, PNUD, Banco Mundial, Ministério de Ciência e Tecnologia, FINEP; Ministério de Meio Ambiente; Tribunal de Contas do Estado do Acre. 

  • Alessandra Larissa Fonseca, Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

    Doutora em Oceanografia Quimica e Geologica pela Universidade de São Paulo (2004). Professora Associada da Coordenadoria Especial em Oceanografia da Universidade Federal de Santa Catarina, vinculada aos Cursos de Graduação em Oceanografia e de Pós-Graduação em Geografia e Oceanografia. Desenvolveu Pós-Doutorado na Louisiana State University (EUA, 2013-2014) e na Universidade do Algarve (PT, 2018-2019). Tem como linhas de pesquisa a poluição marinha, com o foco à eutrofização e ao impacto gerado pelo lixo, os processos biogeoquímicos na interface terra-mar e a educação ambiental. Participa do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Transferência de Material na Interface Continente-Oceano (INCT-TMCOcean) e da Rede de Monitoramento de Habitats Bentônicos Costeiros (ReBentos). As atividades de extensão estão voltadas para a capacitação de professores da rede pública em educação ambiental marinho-costeira. Mãe de duas filhas, nascidas em 1996 e 1998, período em que não havia direito à licença maternidade na Pós-Graduação. 

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Publicado

01-08-2024

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

DE TONI, Kamila Regina; CREMER, Marta Jussara; PIRES, José Salatiel Rodrigues; FONSECA, Alessandra Larissa. Projetos de Educação Ambiental marinha e costeira e a aplicação dos princípios da cultura oceânica: um delta transdisciplinar a ser explorado. Revista Brasileira de Educação Ambiental (RevBEA), [S. l.], v. 19, n. 5, p. 149–170, 2024. DOI: 10.34024/revbea.2024.v17.15922. Disponível em: https://periodicos.unifesp.br/index.php/revbea/article/view/15922. Acesso em: 10 jul. 2025.
Recibido 2023-11-20
Aprovado 2024-02-22
Publicado 2024-08-01