A compostagem como ferramenta de reciclagem dos resíduos orgânicos: uma ação sustentável desenvolvida no Instituto Federal do Ceará

Autores

  • Dorgival Diógenes Oliveira Júnior Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Evellyn Karen Aquino dos Santos Instituto Federal do Ceará, Campus Jaguaribe
  • Rafael Almeida Peixoto Instituto Federal do Ceará, Campus Jaguaribe https://orcid.org/0009-0003-9019-7096

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2023.v18.15844

Palavras-chave:

Compostagem, Reciclagem, Resíduos Orgânicos, Educação Ambiental

Resumo

O descarte incorreto dos resíduos orgânicos é um dos principais causadores da degradação ambiental na atualidade. A técnica de compostagem se apresenta como uma excelente forma de reciclagem dos resíduos orgânicos. Assim, o presente trabalho aborda a compostagem como uma ferramenta com o objetivo de promover a Educação Ambiental no Instituto Federal do Ceará, Campus Jaguaribe. A pesquisa envolveu a realização de oficinas com os alunos do 1º ano do Ensino Médio Técnico em Automação Industrial, com o propósito de destacar a importância da compostagem como um método transformador para o tratamento dos resíduos orgânicos e promover uma atitude mais responsável em relação ao meio ambiente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Evellyn Karen Aquino dos Santos, Instituto Federal do Ceará, Campus Jaguaribe

Acadêmica na licenciatura de Ciências Biológicas. Discente de 6° período no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - IFCE Jaguaribe. Realizou monitoria na disciplina de biologia celular (2017). Participa nos grupos de estudo de biodiversidade e entomologia do IFCE.

Rafael Almeida Peixoto, Instituto Federal do Ceará, Campus Jaguaribe

Atualmente executa projeto de sustentabilidade ambiental com enfoque no gerenciamento de resíduos sólidos no espaço rural.

Referências

BARBIERI, J. C. Desenvolvimento sustentável: das origens à Agenda 2030. Petrópolis: Vozes, 2020.

BUCHANAN, J.; PRESSICK-KILBORN, K.; MAHER, D. Promoting Environmental Education for Primary School-aged Students Using Digital Technologies. Eurasia Journal of Mathematics, Science and Technology Education, v.15, n.2, 2018.

CARVALHO, R. R. CARVALHO, A. A. SILVA, M. G. C. SILVA, W. M. C. OLIVEIRA, M. R. A. CAVALCANTE NETO, A. A. A Compostagem Como Ferramenta De Educação Ambiental No Instituto Federal Do Maranhão Campus Codó. Anais do Congresso Norte Nordeste De Pesquisa e Inovação, 7. Palmas-TO, 2012.

DI GREGÓRIO, A. C. S. Sistema de plantio direto e adubação orgânica melhoram a fertilidade do solo e a produtividade de repolho ao longo do tempo. Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências Agrárias, Programa de Pós-Graduação em Agroecossistemas, Florianópolis, 2022.

FAO, IFAD, UNICEF, PAM e OMS. O Estado da Segurança Alimentar e Nutricional no Mundo 2022. Reaproveitar as políticas alimentares e agrícolas para tornar as dietas saudáveis mais acessíveis. Roma, 2022. Disponível em <https://www.fao.org/3/cc0639en/cc0639en.pdf>. Acesso 21 nov 2023.

FEITEN, C. F. Desenvolvimento de plano de aula prática na Educação Básica como forma de promover a redução da geração de resíduos alimentares. Revista Brasileira de Educação Ambiental, v. 18, n.2, 2023.

GALLO, A. C. P.; GUETHER, M. Reciclagem e reutilização de resíduos: um projeto socioambiental desenvolvido na Educação de Jovens e Adultos (EJA) do SESC Santo Amaro, Recife (PE). Revista Brasileira de Educação Ambiental, v. 10, n.4, 2015.

GOLDMAN, D., ALKAHERB, I. e ARAM I. “Looking garbage in the eyes”: From recycling to reducing consumerism- transformative environmental education at a waste treatment facility. The Journal of Environmental Education, v.52, n.6, 2021.

MAHMUD, I. MUBEEN, S. K. PING, T. A. RAHMAN, A. What Influences Home Gardeners’ Food Waste Composting Intention in High-Rise Buildings in Dhaka Megacity, Bangladesh? An Integrated Model of TPB and DMP. Sustainability, v.14, n.15, 2022.

MARCHI, C. M. D. F. Gestão de Resíduos Sólidos: Conceitos e Perspectiva de Atuação. Appris, Curitiba, 1ª ed., 2018.

MBOW, C., C. ROSENZWEIG, L.G. BARIONI, T.G. BENTON, M. HERRERO, M. KRISHNAPILLAI, E. LIWENGA, P. PRADHAN, M.G. RIVERA-FERRE, T. SAPKOTA, F.N. TUBIELLO, Y. XU. Segurança alimentar, mudanças climáticas e terra: um relatório especial do ipcc sobre mudanças climáticas, desertificação, degradação da terra, gestão sustentável da terra, segurança alimentar e fluxos de gases de efeito estufa nos ecossistemas terrestres. Relatório, 2019.

PASCOAL, C. R. DE JESUS, L. A. DE OLIVEIRA, R. R. V. BORGES, R. L. FERNANDES SOBRINHO, M. Compostagem e Educação Ambiental: implantação de projeto em uma Escola Estadual de Marzagão-GO. Espaço em Revista, Morrinhos-GO, V. 20, n. 2, p.98-116, dez. 2018.

PORPINO, G.; LOURENÇO, C. E.; ARAÚJO, C.M.; BASTOS, A. Intercâmbio Brasil – União Europeia sobre desperdício de alimentos. Relatório final de pesquisa. Brasília: Diálogos Setoriais União Europeia – Brasil, 2019. Disponível em: <http://www.sectordialogues.org/publicacao>. Acesso 21 nov 2023.

PROGRAMA DAS NAÇÕES UNIDAS PARA O MEIO AMBIENTE. Da poluição à solução: uma avaliação global do lixo marinho e da poluição plástica. Nairobi, 2021. Disponível em: <https://news.un.org/pt/story/2021/10/1767652>. Acesso em: 20 ago. 2023.

SOUZA, L.C.G.; DRUMOND, M.A. Decentralized composting as a waste management tool connect with the new global trends: a systematic review. Int. J. Environ. Sci. Technol., v.19, pp.12679–12700, 2022.

WALICZEK, T.; MCFARLAND, A.; HOLMES, M. A relação entre um Campus Programa de Compostagem e Meio Ambiente, Locus de Controle Ambiental, Conhecimento de Compostagem e Atitudes de Compostagem de Estudantes Universitários. Relatórios de Pesquisa, 2016.

Downloads

Publicado

01-12-2023

Como Citar

Oliveira Júnior, D. D., Santos, E. K. A. dos, & Peixoto, R. A. (2023). A compostagem como ferramenta de reciclagem dos resíduos orgânicos: uma ação sustentável desenvolvida no Instituto Federal do Ceará. Revista Brasileira De Educação Ambiental (RevBEA), 18(7), 417–424. https://doi.org/10.34024/revbea.2023.v18.15844

Edição

Seção

Relatos de Experiências
Recebido: 2023-10-28
Aceito: 2023-11-14
Publicado: 2023-12-01