Educação Ambiental (EA) e a formação de professores

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2024.v17.15668

Palavras-chave:

Educação Ambiental Crítica e Sustentabilidade; Formação de Professores; Pesquisa - ação.

Resumo

A Educação Ambiental é tema recorrente nos debates acadêmicos, políticos, econômicos e sociais. Este artigo apresenta as possibilidades de problematizar a Educação Ambiental Crítica (EAC) com professores de uma escola municipal. Com metodologia qualitativa, por meio da pesquisa-ação, a coleta de dados utilizou questionários que foram analisados pela análise de conteúdo utilizando o aplicativo Voyant Tools. Os resultados demonstraram que o grupo de estudos oportunizou a discussão e compreensão sobre a EA com ampliação dos conceitos de EA em relação à percepção inicial com avanço de 58%; Meio Ambiente em 49%; e Sustentabilidade com 39%, na análise das respostas dos participantes.

Biografia do Autor

  • Maristela Rosso Walker, Universidade Tecnológica Federal do Paraná – UTFPR

    Possui graduação em Pedagogia pela Fundação Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Jandaia do Sul (1985), Especialização em Supervisão Educacional pela PUC/MG (1992). Mestrado e Doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Maringá (2004 e 2012). Atuou como professora da Universidade Federal do Acre, Campus Floresta, Cruzeiro do Sul no período de 2005 a 2014, nas área de Didática e Prática de Ensino, Profissão Docente, Avaliação, Estágio Supervisionado, Oficina para o Ensino de Classes Multiseriadas, Escola e livro didático,Tecnologia e Educação entre outras, nos Cursos de Pedagogia, Letras, Ciências Biológicas, Matemática e PARFOR. Ministrou disciplinas de Investigação e Prática Pedagógica, Sociedade e Educação, Psicologia, Sociologia, Metodologia da Pesquisa e do Ensino de Língua Portuguesa, Didática I e II,Geral e Aplicada. Foi professora Adjunto na UTFPR Câmpus de Santa Helena atuando no Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas e Bacharelado em Ciência da Computação, atuando também como Chefe do Departamento de Educação. Tem experiência na área de Educação, Gestão da Educação, Educação Indígena com ênfase em Formação do Educador, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, tecnologia, formação de professores(inicial e continuada),metodologia de ensino, avaliação, ensino e aprendizagem, inclusão (Lei nº 11.645, de 10 de março de 2008 que inclui no currículo oficial a obrigatoriedade do ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena)na perspectiva dos estudos culturais.Possui experiência também com cursos de Especialização e Atualização na área de Educação e Formação de Professores.Foi professora vinculada ao Programa de Pós- Graduação em Letras - Linguagem e Identidade da Universidade Federal do Acre. Atualmente é professora no Programa de Pós-Graduação em Recursos Naturais e Sustentabilidade na UTFPR- Campus Santa Helena e líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação e Formação de Professores (GEPEFORP-SH), orientando trabalhos nas linhas de pesquisa voltadas à Educação Ambiental.

  • Neides Regina Sehn Hilgert, Universidade Tecnológica Federal do Paraná – UTFPR

    Mestre em Recursos Naturais e Sustentabilidade: Universidade Tecnológica Federal do Paraná – UTFPR, Santa Helena, Paraná, Brasil. Zona rural, Distrito de Vila Celeste, Santa Helena- Paraná, 

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Publicado

01-08-2024

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

WALKER, Maristela Rosso; HILGERT, Neides Regina Sehn. Educação Ambiental (EA) e a formação de professores. Revista Brasileira de Educação Ambiental (RevBEA), [S. l.], v. 19, n. 5, p. 15–35, 2024. DOI: 10.34024/revbea.2024.v17.15668. Disponível em: https://periodicos.unifesp.br/index.php/revbea/article/view/15668. Acesso em: 16 dez. 2025.
Recebido 2023-09-22
Aprovado 2024-05-17
Publicado 2024-08-01