Estudo investigativo: compreendendo o ambiente urbano como um ecossistema artificial

Autores

  • Vladimir Stolzenberg Torres Secretaria Estadual de Educação do Rio Grande do Sul
  • Daniela Cristina de Toni Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2024.v19.15636

Palavras-chave:

Estudo investigativo, Sequência didática, Ecossistema urbano, Educação ambiental, Ecologia

Resumo

O ensino investigativo para ecologia possibilita uma aprendizagem conceitual e de procedimentos característicos da ciência, bem como uma reorganização das habilidades cognitivas e sociais importantes. Esta pesquisa propôs uma sequência didática baseada em metodologias ativas para o ensino de ecologia no ensino médio noturno de uma escola da rede pública estadual objetivando melhor compreender os fundamentos teóricos e práticos da ciência e o protagonismo dos estudantes. A sequência didática investigativa aplicada interferiu de maneira um tanta negativa no planejamento escolar do componente curricular de biologia, haja vista ter demandado 20% de sua carga horária total.

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Publicado

01-02-2024

Como Citar

Torres, V. S., & Toni, D. C. de. (2024). Estudo investigativo: compreendendo o ambiente urbano como um ecossistema artificial. Revista Brasileira De Educação Ambiental (RevBEA), 19(1), 474–487. https://doi.org/10.34024/revbea.2024.v19.15636

Edição

Seção

Relatos de Experiências
Recebido: 2023-09-11
Aceito: 2024-01-24
Publicado: 2024-02-01