Análise compreensiva do alinhamento da responsabilidade socioambiental e do marketing verde

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2024.v17.15621

Palavras-chave:

Sustentabilidade, Responsabilidade social e ambiental, Marketing Verde

Resumo

O setor produtivo tem sido responsável por grande parte do crescimento econômico insustentável a longo prazo, tanto sob o aspecto ambiental, como social. Contudo, nas últimas décadas algumas organizações têm divulgado práticas de responsabilidade socioambiental. Assim, este o estudo tem como objetivo analisar o alinhamento de práticas de responsabilidade socioambiental com os elementos estruturantes do marketing verde, no formato de ensaio teórico-reflexivo. Foi proposto um framework teórico visando o alinhamento entre as práticas de RSC e marketing verde. Destacou-se a relevância de ampla divulgação das práticas e ações para os stakeholders estimulando o fenômeno de isomorfismo, por meio de benchmark para as demais organizações.

Biografia do Autor

  • Camila da Costa, Universidade FEEVALE

    Mestre em qualidade ambiental.

  • Paola Schmitt Figueiró, Universidade FEEVALE

    Doutora em Administração.

  • Luciane Pereira Viana, Universidade FEEVALE

    Doutora em diversidade cultural e inclusão social.

Referências

ABNT. NBR 16001: Responsabilidade Social, Sistema da gestão, Requisitos. Rio de Janeiro, 2004.

ALIGLERI, L.; ALIGLERI, L.A.; KRUGLIANSKAS, I. Gestão socioambiental: responsabilidade e sustentabilidade do negócio. [S.l: s.n.], 2009.

B3. Índice de sustentabilidade empresarial – ISE B3. Disponível em: https://www.b3.com.br/pt_br/market-data-e-indices/indices/indices-de-sustentabilidade/indice-de-sustentabilidade-empresarial-ise-b3.htm. Acesso em 03 set. 2023.

CABESTRÉ, S.A.; GRAZIADEI, T.M.; FILHO, P.P. Comunicação estratégica, sustentabilidade e responsabilidade socioambiental: um estudo destacando os aspectos teórico-conceituais e práticos. Conexão-Comunicação e Cultura, v. 7, n. 13, 2008.

CAPPELLIN, P.; GIULIANI, G.M. The political economy of corporate social and environmental responsibility in Brazil. Rio de Janeiro: UNRISD/UFRJ, 2004.

COHEN, M. et al. Responsabilidade socioambiental corporativa como fator de atração e retenção para jovens profissionais. Brazilian Business Review, v. 14, n. 1, p. 21-41, 2017.

CONAR. Código e Anexos. 1978. Disponível em http://www.conar.org.br/.

COSTA, A. S. et al. Evidenciação de ações de sustentabilidade como estratégia e seus reflexos nos índices financeiros: O marketing verde da natura. XX ENGEMA, Anais. 2018. Disponível em http://engemausp.submissao.com.br/20/anais/arquivos/339.pdf.

DA SILVA TOLENTINO, R.S.; GONÇALVES FILHO, C.; LA FALCE, J.L. O Comportamento Ético das Corporações afeta as relações com suas Marcas? Influência da Percepção Ética do Consumidor (PEC) na Confiança, no Comprometimento e na Lealdade dos Consumidores. TPA-Teoria e Prática em Administração, v. 9, n. 2, p. 121-136, 2019.

DE LIMA, V.M.; DA SILVA COSTA, S.T.; ALVES, F.C. A Contabilidade com Enfoque no Balanço Social e suas Contribuições para uma Gestão Estratégica Empresarial Eficiente. Revista GeTeC, v. 8, n. 20, 2019.

DE PASSOS, P.N.C. A conferência de Estocolmo como ponto de partida para a proteção internacional do meio ambiente. Revista Direitos Fundamentais e Democracia, v. 6, n. 6, 2009.

DIAS, R. Gestão ambiental: responsabilidade social e sustentabilidade. Atlas, 2011.

DIMAGGIO, P. .; POWELL, W.W. The iron cage revisited: Institutional isomorphism and collective rationality in organizational fields. American Sociological Review, v. 48, n. 2, p. 147-160, 1983.

DOMINGUES, I. Epistemologia das Ciências Humanas. Tomo 1: Positivismo e Hermenêutica. São Paulo: Loyola, 2004.

FERREIRA, R.B.; CUNHA, A.H.N.; BARBOSA, C.E.B.; TOSCHI, M.S. Greenwashing: dos conceitos à tendência da literatura científica global. Revista Brasileira de Educação Ambiental, v. 14, n. 2, p. 215-233, 2019.

FERREIRA, M.A.; GONDIM, T.M.M.; SÁ, A.A.C. . Benchmarking ou isomorfismo mimético? Uma análise à luz da teoria de DiMaggio e Powell. Revista Multidisciplinar do Nordeste Mineiro, v. 2, p. 1-14, 2019.

FERRELL, O.C. et al. Business ethics, corporate social responsibility, and brand attitudes: An exploratory study. Journalof Business Research, v. 95, p. 491-501, 2019.

FIALHO, L.S.; MARQUESAN, F.F.S. O Comportamento de Consumidores Diante da Prática do Greenwashing. Revista Desenvolvimento em Questão. Ijuí, RS, v. 16, n. 45, 2016.

GILSTRAP, D.L. Phenomenological reduction and emergent design: complementary methods for leadership narrative interpretation and metanarrative development. International Journal of Qualitative Methods, v. 6, n. 1, p. 95-113, Mar. 2007.

GUBRIUM, J.F.; HOLSTEIN, J.A. Analyzing interpretive practice. In: DENZIN, N. K.; LINCOLN, Y. S. The Handbook of Qualitative Research. Thousand Oaks, California: Sage Publications, 2000, p. 487-508.

HABERMAS, J. La lógica de las ciencias sociales. 3. ed. Madrid, Espanha: Tecnos, 2000.

HEIDEGGER, M. Introducción a la filosofía. Madri: Ediciónes Cátedra, 1999.

HEKMAN, S.J. Hermenêutica e sociologia do conhecimento. Lisboa: Edições 70, 1990.

HENION, K.E.; KINNEAR, T.C. Ecological Marketing. Columbus. OH: Grid Publication Co., 1976.

IBASE. Balanço Social. 2019. Disponível em https://ibase.br/pt/balanco-social/.

INSTITUTO ETHOS. O Instituto. 2023. Disponível em https://www.ethos.org.br

JESUS, T.; SARMENTO, M.; DUARTE, M. Ética e responsabilidade social. Dos Algarves: Tourism, Hospitality and Management Journal (DATHMJ), v. 29, p. 3-30, 2017.

LACZNIAK, G.R.; LUSCH, R.F.; MURPHY, P.E. Social marketing: its ethical dimensions. Journal of Marketing, v. 43, n. 2, p. 29-36, 1979.

LINS, L.S.; SILVA, R.N.S. Responsabilidade Sócio-Ambiental ou Greenwash: uma avaliação com base nos relatórios de sustentabilidade ambiental. Sociedade, Contabilidade e Gestão, v. 4, n.1, 2009.

LOPES, V.N.; PACAGNAN, M.N. Marketing verde e práticas socioambientais nas indústrias do Paraná. Revista de Administração, v.49, n.1, p.116-128, 2014.

LOPEZ, B. Connecting business and sustainable development goals in Spain. Marketing Intelligence and Planning, v. 38, n. 5, p. 573–585, 2020.

LYON, T.P.; MONTGOMERY, A.W. The Means and End of Greenwash. Organization e Environment, v. 28, 2015.

MACHADO, M.R.; MACHADO, M.A.; CORRAR, L.J. Desempenho do índice de sustentabilidade empresarial (ISE. da Bolsa de Valores de São Paulo. Revista Universo ContáBil, v. 5, n. 2, p. 24-38, 2009.

MANNHEIM, K. Sociologia da cultura. São Paulo: Perspectiva, 1974.

MANSANO, J.; OLIVEIRA, G.L. Reflexões sobre o consumo consciente voltadas para o desenvolvimento sustentável. Revista do Direito Público, v. 6, n. 1, p. 70-90, 2011.

MARKHAM, D.; KHARE, A.; BECKMAN, T. Greenwashing: A Proposal to Restrict its Spread. Journal of Environmental Assessment Policy and Management, v. 16, n. 4, 2014.

MARTINS PEREIRA, T.H.; GONÇALVES, C.A. Responsabilidade social corporativa: práticas e percepções. Observatorio de la Economía Latino americana, n. enero. 2019.

MATOS, B. Evidenciação Voluntária do Capital Intelectual de Natureza Social e Ambiental da Empresa Natura Cosméticos S.A. no Período de 2003 a 2008. 2009. Monografia (Curso de Ciências Contábeis. – Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis.

MELO, C.M.; GOMES, E.R. NBR 16001: a norma brasileira de gestão da responsabilidade social. Anais do III SEGeT – Simpósio de Excelência em Gestão e Tecnologia. 2007. Disponível em https://www.aedb.br/seget/arquivos/artigos06/761_NBR_16001_artigo.pdf.

MOTTA, S.L.S. Competitividade baseada no marketing ecológico. Revista e Ciências a Administração. V. 10, N. 22, 128-145, 2008.

MOURA, C.S.T.; SOUZA, G.N.V.; LUCAS, G.A.P. Youtube como canal para a publicidade infantil e sua influência no consumo: coisa séria ou brincadeira? Episteme Transversalis, v. 10, n. 2, 2019.

NASCIMENTO, F.C. et al. Ética e Responsabilidade Socioambiental. Id online Rev.Mult. Psic., v. 13, n. 43, p. 1043-1055, 2019.

NEDER, R.; RABÊLO, O.S.; HONDA, D.P.; SOUZA, P.A.R. Relações entre inovação e sustentabilidade: termos e tendências na produção científica mundial. Gestão e Regionalidade, v. 35, n. 104, 2019.

OLIVEIRA JUNIOR, N.J. Influência do isomorfismo institucional na adoção do balanced scorecard pelas organizações pertencentes ao polo industrial de Manaus (Tese de doutorado). Universidade de São Paulo, SP. 2021. Disponível em https://doi.org/10.11606/T.12.2021.tde-07102022-170630

OLIVEIRA, L.R.; MEDEIROS, R.M.; TERRA, P.B.; QUELHAS, O.L.G. Sustentabilidade: da evolução dos conceitos à implementação como estratégia nas organizações. Prod., v 22, n. 1, 2012.

ONU. Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável no Brasil. 2023. Disponível em https://brasil.un.org/pt-br.

PAGOTTO, E.L. Greenwashing: os conflitos éticos da propaganda ambiental. Tese de doutorado, USP, São Paulo, SP. 2013. Disponível em http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/100/100134/tde-22072013-141652/en.php.

PAULA, C.P.C. Responsabilidade socioambiental nas organizações. 2007.

PEATTIE, K.; CHARTER, M. Green marketing. The marketing book, v. 5, p. 726-755, 2003.

POCHMANN, M. et al. Desenvolvimento, trabalho e solidariedade: novos caminhos para a inclusão social. São Paulo: Cortez Editora, 2002.

POLONSKY, M.J. An introduction to green marketing. Electronic green journal, v. 1, n. 2, 1994.

RIBEIRO, H.C.M.; CORRÊA, R.; SOUZA, M.T.S. Marketing Verde: Uma análise bibliométrica e sociométrica dos últimos 20 anos. Revista Gestão e Sustentabilidade Ambiental. v. 3, n. 2, p. 87-112, 2015.

RIBEIRO, R.A.C.; EPAMINONDAS, L.M.R. Das estratégias do Greenmarketing à falácia do Greenwashing: a utilização do discurso ambiental no design de embalagens e na publicidade de produtos. Anais do V Encontro Nacional da Anppas. 2010. Disponível em http://www.anppas.org.br/encontro5/cd/artigos/GT8-645-626-20100825115643.pdf .

SOARES, G.M.P. Responsabilidade Social Corporativa: por uma boa causa!? RAE-eletrônica, v. 3, n. 2, Art. 23, 2004.

SCHROEDER, J.; SCHROEDER, I. Responsabilidade social corporativa: limites e possibilidades. RAE eletrônica. v. 3, n. 1, p. 1-10, 2004.

SOUZA, M.T.S. Rumo à prática empresarial sustentável. RAE-Revista De Administração De Empresas. v. 33, n. 4, p. 40-52, 1993.

TAVARES, F.; FERREIRA, G.G.T. Marketing verde: um olhar sobre as tensões entre greenwashing e copropaganda na construção do apelo ecológico na comunicação publicitária. Revista Espaço Acadêmico, v. 138, 2012.

VÁZQUEZ, A.S. Ética. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2005.

VIVES, A. Social and environmental responsibility in small and medium enterprises in Latin America. In: Corporate Citizenship in Latin America: New Challenges for Business. Routledge, 2022. p. 39-50

XAVIER, R.N.; CHICONATTO, P. O Rumo do Marketing Verde nas Organizações: Conceito, Oportunidades e Limitações. Revista Capital Científico-Eletrônica (RCCҽ). v. 12, n. 1, p. 133-147, 2014.

WEBER, M. Ensaios de sociologia. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1979.

WOLFFENBÜTTEL, R.F.; GARCIA, S.R. Desenvolvimento sustentável empresarial: práticas e concepções sobre sustentabilidade na cadeia produtiva do plástico verde. Civitas: Revista De Ciências Sociais, v. 20, n.2, p. 198-209, 2020.

Downloads

Publicado

01-08-2024

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

SCHREIBER, Dusan; COSTA, Camila da; FIGUEIRÓ, Paola Schmitt; VIANA, Luciane Pereira. Análise compreensiva do alinhamento da responsabilidade socioambiental e do marketing verde. Revista Brasileira de Educação Ambiental (RevBEA), [S. l.], v. 19, n. 5, p. 202–219, 2024. DOI: 10.34024/revbea.2024.v17.15621. Disponível em: https://periodicos.unifesp.br/index.php/revbea/article/view/15621. Acesso em: 8 dez. 2025.
Recebido 2023-09-08
Aprovado 2024-06-02
Publicado 2024-08-01