Caminhada exploratória como ferramenta de sensibilização ambiental: um relato de experiência com estudantes do ensino médio no litoral paulista

Autores

  • Laís Samira Correia Nunes Universidade Santa Cecília (UNISANTA)
  • Michele Balbin Secretaria da Educação do Estado de São Paulo
  • Rodrigo César Tangerino Faculdade Venda Nova do Imigrante (FAVENI)

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2024.v9.15578

Palavras-chave:

Caminhada Ecológica, Vivência Educativa, Atividade de Campo, Educação Ambiental

Resumo

A Caminhada Exploratória foi realizada com estudantes de Ensino Médio de uma Escola Pública Estadual em Bertioga (SP). O nosso objetivo foi despertar a atenção crítica dos educandos para as paisagens locais, fossem elas naturais e/ou construídas, o que promoveu reflexões e discussões sobre as nuances contidas nas temáticas ecológicas e socioambientais cotidianas. Essas temáticas foram elencadas em um Roteiro de Observações aplicado ao longo do trajeto pré-determinado durante o percurso pelo bairro e pela praia próximos à Escola. A Caminhada confirmou-se como uma potente ferramenta de sensibilização ambiental, proporcionando, a partir de um instrumental educativo, a chance real de um processo analítico e perceptivo, indispensáveis ao fazer científico e ao processo formativo da Educação Ambiental.

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Biografia do Autor

Laís Samira Correia Nunes, Universidade Santa Cecília (UNISANTA)

Docente do Programa de Pós-Graduação em Sustentabilidade de Ecossistemas Costeiros e Marinhos (PPG-ECOMAR) da UNISANTA. Professora de Ciências na Secretaria de Educação da Prefeitura Municipal de Cubatão.

Michele Balbin, Secretaria da Educação do Estado de São Paulo

Professora de Geografia na Secretaria da Educação do Estado de São Paulo.

Rodrigo César Tangerino, Faculdade Venda Nova do Imigrante (FAVENI)

Professor de Linguagens na Secretaria da Educação do Estado de São Paulo. Estudante de Pedagogia na Faculdade Venda Nova do Imigrante (FAVENI).

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Publicado

01-04-2024

Como Citar

Nunes, L. S. C., Balbin, M., & Tangerino, R. C. . (2024). Caminhada exploratória como ferramenta de sensibilização ambiental: um relato de experiência com estudantes do ensino médio no litoral paulista. Revista Brasileira De Educação Ambiental (RevBEA), 19(2), 261–270. https://doi.org/10.34024/revbea.2024.v9.15578

Edição

Seção

Relatos de Experiências
Recebido: 2023-08-28
Aceito: 2024-01-24
Publicado: 2024-04-01