Análise da aplicação da Educação Ambiental como ferramenta multidisciplinar no contexto das atividades avaliativas integradoras

Autores

  • Thiago de Noroes Albuquerque Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Maranhão
  • Pablo Melquisedeque Souza e Silva Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Maranhão

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2024.v9.15542

Palavras-chave:

Meio Ambiente, Atividade Interdisciplinar, Conscientização.

Resumo

A Educação Ambiental foi um mecanismo idealizado através de diversas Conferências internacionais com o objetivo de favorecer a manutenção e melhoria da qualidade ambiental dos espaços naturais, artificiais culturais e do trabalho conforme previsto na Constituição Federal. Sendo a Educação Ambiental uma ferramenta transformadora de realidades, essa deve estar presente de forma articulada em todos os níveis e modalidades do processo educativo, conforme obrigatoriedade existente na própria Lei 9795/1999. O objetivo do trabalho foi aplicar uma variedade de práticas integradoras considerando o trajeto formativo dos discentes do ensino médio do curso de meio ambiente do Instituto Federal do Maranhão – Campus Buriticupu. Dentre as diversas práticas disponíveis, o estudo se propôs a analisar quatro diferentes atividades integradas realizadas ao longo período letivo. Todas as atividades avaliadas englobaram a temáticas de sustentabilidade que permeiam diversas disciplinas. Com relação as atividades desenvolvidas, foi observada uma significativa participação dos discentes em todas as atividades. A aplicação das atividades integradoras permitiu o estímulo a diferentes conhecimentos e ações psicomotoras que auxiliaram o desenvolvimento cognitivo dos discentes. As práticas possibilitaram dentre outros efeitos positivos a redução de resíduos gerados em atividades que normalmente o consomem como produção de maquetes e jogos, reconhecimento e geração de afetividade pelo espaço em que residem, possibilitando o questionamento sobre as dificuldades locais que devem ser superadas para assegurar qualidade ambiental nos espaços urbanos.

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Referências

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Publicado

01-04-2024

Como Citar

Albuquerque, T. de N., & Silva, P. M. S. e. (2024). Análise da aplicação da Educação Ambiental como ferramenta multidisciplinar no contexto das atividades avaliativas integradoras. Revista Brasileira De Educação Ambiental (RevBEA), 19(2), 47–59. https://doi.org/10.34024/revbea.2024.v9.15542

Edição

Seção

Artigos
Recebido: 2023-08-18
Aceito: 2024-01-24
Publicado: 2024-04-01