A Educação Ambiental como alternativa à gestão de resíduos sólidos do serviço de saúde: estudo de caso em hospital do Recife (PE)

Autores

  • Daniel Pereira Morais Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) https://orcid.org/0000-0002-7615-6920
  • Mayza Gabriela Estevam Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)
  • Laura Julyê Sales Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)
  • Ricardo Oliveira Bandeira Vasconcelos Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)
  • Alex Souza Moraes Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)
  • Romildo Morant de Holanda Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2024.v19.15539

Palavras-chave:

Resíduos de Saúde, Ferramentas de qualidade, Sustentabilidade

Resumo

O descarte indevido dos resíduos sólidos contribui negativamente para o agravamento dos problemas ambientais e sociais no Brasil. Para haver um gerenciamento eficiente do Resíduos dos Serviços de Saúde - RSS, faz-se necessário o cumprimento da legislação e o compromisso com a Educação Ambiental, como proposta para melhoria contínua de seu desempenho, capaz de proteger a saúde do trabalhador, além de preservar o meio ambiente. O presente estudo tem como objetivo avaliar o atual sistema de gestão de RSS de uma unidade hospitalar em Recife (PE), por meio do uso de ferramentas de gestão da qualidade (Programa 5S e Ciclo PDCA) com fins de contribuir com sua melhoria. Observou-se o Programa 5S, associado aos princípios da educação, como a opção de gerenciamento mais adequada, seguido do ciclo PDCA.

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Publicado

01-02-2024

Como Citar

Morais, D. P., Estevam, M. G., Sales, L. J., Vasconcelos, R. O. B., Moraes, A. S., & Holanda, R. M. de. (2024). A Educação Ambiental como alternativa à gestão de resíduos sólidos do serviço de saúde: estudo de caso em hospital do Recife (PE). Revista Brasileira De Educação Ambiental (RevBEA), 19(1), 501–512. https://doi.org/10.34024/revbea.2024.v19.15539

Edição

Seção

Relatos de Experiências
Recebido: 2023-08-16
Aceito: 2024-01-24
Publicado: 2024-02-01

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