Metodologia G5 Ambiental aplicada em escolas municipais

Autores

  • Rogério Ferreira da Silva Instituto Federal de Pernambuco https://orcid.org/0000-0002-0661-0307
  • Bruno Ferreira da Costa Borba Universidade Federal de Pernambuco
  • Gilson Lima da Silva Universidade Federal de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2022.v17.11924

Palavras-chave:

Educação Ambiental, G5 Ambiental, Sustentabilidade

Resumo

A Educação Ambiental tem sido implementada como uma alternativa para minimizar as atividades humanas que afetam direta ou indiretamente a saúde, a segurança ou o bem-estar das pessoas, bem como os impactos na qualidade dos recursos naturais. Nesse contexto, foi implantado em escolas da cidade de Caruaru (PE) com o objetivo de formar agentes ambientais que pudessem atuar na escola e no entorno. A metodologia utilizada no trabalho, denominada G5 Ambiental, consistiu em cinco eixos, gestão de água, gestão de energia, gestão de resíduos sólidos, gestão de fauna e flora e gestão do conhecimento. As ferramentas utilizadas para implantação da metodologia foram: palestras, vídeos, oficinas de reciclagem e visitas técnicas. Os alunos foram motivados a transformar o ambiente escolar, a partir da recuperação e adaptação de um espaço que possibilitasse a prática de ações de Educação Ambiental. Portanto, a metodologia G5-Ambiental, permitiu a participação direta e indireta da comunidade em ações que transformaram o ambiente escolar, contribuindo para a sua sustentabilidade.

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Publicado

01-02-2022

Como Citar

Silva, R. F. da, Borba, B. F. da C., & Silva, G. L. da. (2022). Metodologia G5 Ambiental aplicada em escolas municipais. Revista Brasileira De Educação Ambiental (RevBEA), 17(1), 54–64. https://doi.org/10.34024/revbea.2022.v17.11924

Edição

Seção

Artigos
Recebido: 2021-03-22
Aceito: 2021-12-06
Publicado: 2022-02-01

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