Escolas públicas sustentáveis: um estudo de caso em Portalegre (RN)

Autores

  • Lizandra Evylyn Freitas Lucas Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)
  • Maria Betânia Ribeiro Torres Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)
  • Enaira Liany Bezerra dos Santos Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2023.v18.15505

Palavras-chave:

ecotécnicas, espaços escolares, escolas sustentáveis, educação ambiental, Sustentabilidade Socioambiental

Resumo

Este trabalho teve como objetivo investigar práticas e ecotécnicas com vistas à adequação das escolas públicas de Portalegre (RN), à proposta das Escolas Sustentáveis (ES). Foi realizado um grupo focal com 21 atores de escolas públicas, sendo 14 estudantes e 7 professores, observações de campo e visitas técnicas nas escolas. A adequação das escolas constatou-se como importante para a formação cidadã ambiental. Os projetos e práticas, desenvolvidos no momento da pesquisa buscavam a resolução de problemas e abrangiam a comunidade do entorno. É perceptível que ideias e sugestões dos envolvidos tornam mais tangível o processo de ES, assim como as contrapartidas dadas nesse estudo.

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Biografia do Autor

Lizandra Evylyn Freitas Lucas, Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Manejo de Solo e Água (PPGMSA) da Universidade Federal Rural do Semiárido (UFERSA)

Maria Betânia Ribeiro Torres, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)

Docente do Departamento de Gestão Ambiental (DGA) da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). 

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Publicado

01-12-2023

Como Citar

Lucas, L. E. F., Torres, M. B. R. ., & Santos, E. L. B. dos. (2023). Escolas públicas sustentáveis: um estudo de caso em Portalegre (RN). Revista Brasileira De Educação Ambiental (RevBEA), 18(7), 385–402. https://doi.org/10.34024/revbea.2023.v18.15505

Edição

Seção

Artigos
Recebido: 2023-08-08
Aceito: 2023-11-14
Publicado: 2023-12-01

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