Diagnóstico ambiental de uma microbacia urbana como instrumento de Educação Ambiental

Autores

  • Noelma Cristina Santos Freitas Secretaria de Educação de Mato Grosso-SEDUC
  • Daniela Maimoni de Figueiredo UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO EM RECURSOS HÍDRICOS http://orcid.org/0000-0002-2229-0905
  • Selma de Souza Nunes Secretaria de Educação de Mato Grosso e Doutoranda PPGCA/Unemat
  • Alessandra Aparecida Elzanna Tavares Morini Universidade Estadual de Mato Grosso-Unemat

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2024.v9.15496

Palavras-chave:

Política Nacional de Educação Ambiental, Qualidade da Água, interdisciplinar

Resumo

O presente estudo objetivou desenvolver um trabalho de Educação Ambiental no ensino fundamental, por meio do método VERAH de pesquisa-ação, em uma microbacia urbana degradada, em Várzea Grande-MT. O desenvolvimento ocorreu em 3 etapas: 1 - aplicação de um questionário, preparação para as atividades em campo e aulas teóricas; 2 - Vivência em campo: levantamento dos cinco temas do VERAH na microbacia; 3 - Integração dos resultados e proposição de ações para recuperação da microbacia. Os resultados permitiram o levantamento das ações antrópicas que impactam a microbacia, proporcionando uma concepção crítica nos alunos, através do conhecimento interdisciplinar e participativo, bem como a proposição de ações de recuperação ambiental. Permitiu ainda apontar as dificuldades em desenvolver a Educação Ambiental na escola.

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Biografia do Autor

Noelma Cristina Santos Freitas, Secretaria de Educação de Mato Grosso-SEDUC

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade de Cuiabá (2003) e especialização em Educação Ambiental pela Faculdades Integradas Mato-Grossense de Ciências Sociais e Humanas (2008). Atualmente é Professor da Secretaria de Estado de Educação do Estado do Mato Grosso e mestranda no Programa de Pós-Graduação em Recursos Hídricos da Universidade Federal de Mato Grosso.

Daniela Maimoni de Figueiredo, UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO EM RECURSOS HÍDRICOS

Graduada em Ciências Biológicas pela UFMT (1991), especialista em Biologia de Ambiente Inundáveis pela UFMT (1995), mestre em Ecologia e Conservação da Biodiversidade pela UFMT (1997) e doutora em Ecologia e Recursos Naturais/Limnologia pela UFSCar (2007). Sócia-fundadora da empresa Aquanálise, onde atuou como responsável técnica desde 2000 a 2014. Orientou 13 monografias de especialização e graduação, possui 18 trabalhos publicados em periódicos/anais e cap. de livros, organizou 02 livros. Desde julho/2012 atua como profa. colaboradora do mestrado em Recursos Hídricos-UFMT, orientando e co-orientando alunos (12) e ministrando disciplinas (Limnologia, Análises de água e Gestão dos Rec. Hídricos), sendo bolsista PNPD-Capes deste programa desde agosto de 2015.

Selma de Souza Nunes, Secretaria de Educação de Mato Grosso e Doutoranda PPGCA/Unemat

Doutoranda em ciências ambientais pela Universidade do Estado de Mato Grosso, Mestra em Recursos Hídricos pela Universidade Federal de Mato Grosso, especialização em genética e evolução pelo grupo UNINTER, graduada em Ciências biológicas pelo Centro Universitário de Várzea Grande- UNIVAG. Professora efetiva da rede estadual de ensino em Mato Grosso, atuou junto ao Centro de Formação e Atualização dos Profissionais na Educação Básica - CEFAPRO (2018 a 2020). Desenvolve e participa de projetos de Educação Ambiental voltado a conservação das bacias hidrográficas. 

Alessandra Aparecida Elzanna Tavares Morini, Universidade Estadual de Mato Grosso-Unemat

Possui graduação em Licenciatura Plena Em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Mato Grosso (1995) e mestrado em Ecologia e Conservação da Biodiversidade pela Universidade Federal de Mato Grosso (1999). Atualmente é docente da Universidade do Estado de Mato Grosso. Atividades ecologia microrganismos aquáticos, qualidade da água, docência em microbiologia.

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Publicado

01-04-2024

Como Citar

Freitas, N. C. S., Figueiredo, D. M. de, Nunes, S. de S., & Morini, A. A. E. T. (2024). Diagnóstico ambiental de uma microbacia urbana como instrumento de Educação Ambiental. Revista Brasileira De Educação Ambiental (RevBEA), 19(2), 163–180. https://doi.org/10.34024/revbea.2024.v9.15496

Edição

Seção

Artigos
Recebido: 2023-08-05
Aceito: 2024-01-24
Publicado: 2024-04-01