Educação Ambiental: uma abordagem sobre a resistência antimicrobiana no contexto escolar tricordiano

Autores

  • Cinara Dupin Teixeira Pereira Universidade Vale do Rio Verde - Unincor
  • Alexandre Tourino Mendonça Universidade Vale do Rio Verde - Unincor
  • Cristiane Gattini Sbampato Universidade Vale do Rio Verde - Unincor
  • João Carlos Nordi Universidade de Taubaté - Unitau

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2023.v18.15189

Palavras-chave:

Antimicrobianos, Cartilha Educativa, Educação Ambiental, Resistência Antimicrobiana

Resumo

Haja vista a escassez de estudos voltados à Educação Ambiental, ao descarte de fármacos e à RAM nas escolas tricordianas, este trabalho objetivou conectar a Educação Ambiental ao descarte inadequado de medicamentos e colaborar para a conscientização sobre a sua importância no meio escolar através de ações educativas em um colégio de Três Corações, Minas Gerais, e, para tal, foram realizadas pesquisas com estudantes da escola para compreender o grau de conhecimento acerca do assunto; ao fim, foi elaborada uma cartilha educativa para incentivar atitudes ideais à preservação ambiental.

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Biografia do Autor

Alexandre Tourino Mendonça, Universidade Vale do Rio Verde - Unincor

Possui graduação Zootecnia (1996), mestrado (1999) e doutorado (2004) em Ciências dos Alimentos pela Universidade Federal de Lavras com área de concentração em microbiologia dos alimentos hoje esta cursando engenharia de alimentos . Atualmente é Professor da Universidade Vale do Rio Verde (UNINCOR) coordenador Adjunto do Mestrado Profissional em Sustentabilidade em Recursos Hídricos. Tem experiência na área de Ciência e Tecnologia de Alimentos, com ênfase em Microbiologia de Alimentos, tecnologia de alimentos de origem animal, controle de qualidade de alimentos e bioquímica. Atuando principalmente nas seguintes áreas: controle microbiológico de alimentos, antimicrobianos naturais, tecnologia de alimentos e fisiologia de Microrganismos . Durante o mestrado aprofundou conhecimentos em genética microbiana e fisiologia de micro-organismos, trabalhando com identificação de leveduras da fermentação de aguardente por métodos bioquímicos e moleculares. No doutorado atuou com a extração de óleos essenciais, de condimentos para o controle de Staphylococcus aureus em ricota e tecnologia de alimentos bem como na área de Higiene de Alimentos e Tecnologia de Alimentos de Origem Animal.

Cristiane Gattini Sbampato, Universidade Vale do Rio Verde - Unincor

Possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal de Lavras (UFLA) e Licenciatura Plena em Química - UNINCOR (2008), mestrado em Ciências dos Alimentos - Departamento de Ciência dos Alimentos e Doutorado em Ciências dos Alimentos pela Universidade Federal de Lavras ( UFLA). Iniciou carreira no magistério como professor substituto da Universidade Federal de Lavras. Atualmente é professor da Universidade Vale do Rio Verde, atuando na Graduação e Mestrado profissional . Coordenou os cursos de Agronomia e Engenharia Ambiental e Sanitária. Tem experiência nas áreas de Ciência e Tecnologia de Alimentos, Sustentabilidade e Saúde, atuando principalmente nos seguintes temas: Controle de qualidade alimentos e água, Tecnologia de produtos de origem animal e vegetal, Resíduos de antimicrobianos em alimentos, Agronomia e Meio Ambiente

João Carlos Nordi, Universidade de Taubaté - Unitau

Possui as seguintes graduações: Engenharia Agronômica pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1983), Licenciatura plena 2º grau - Escola Técnica Agrícola pelo Instituto Americano da Igreja Metodista de Lins (1985), Especialização em Plantas Ornamentais e Paisagismo pela Universidade Federal de Lavras (2007), Mestrado (1996), Doutorado (2001) em Botânica pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho ? Botucatu, SP e Terapeuta Holístico (2008) pela Escola Superior de Terapias Alternativas, em Taubaté, SP. Professor Assistente Doutor na cadeira de Sistemática Vegetal da Universidade de Taubaté, SP respondendo pelas disciplinas: Sistemática de Espermatófitas, Morfologia e Sistemática de Cripotógamas, Anatomia e Morfologia Vegetal de Espermatófitas, Metologia Científica, Floricultura e Paisagismo, Apicultura, Método de Inventário da Flora, Plantas Ornamentais, Agroecologia, Tópicos em Engenharia Ambiental, Plantas Medicinais e a disciplina optativa Apiterapia para o curso de Medicina (1987-2021). Coordenou os seguintes cursos na Universidade de Taubaté pelo sistema de Educação à Distância (EAD): Curso Superior de Tecnologia em Agroecologia e Curso Superior em Gestão do Agronegócio (2016-2021). Na mesma instituição, lecionou, no Mestrado em Ciências Ambientais, a disciplina Estudos e Análises de Processos Ambientais. Coordenou o Centro de Estudos Apícola -CEA/UNITAU- Laboratório de Controle de Qualidade de Produtos Apícolas (2019?2021), aposentando-se em novembro de 2011. Atualmente coordenador adjunto do Curso de Especialização em Apicultura e Meliponicultura (Lato Sensu), na Universidade de Taubaté-SP. Participa de grupos de pesquisa: Núcleo de Estudos e Pesquisas Interdisciplinares em Saberes e Práticas em Educação à Distância. Membro da COMISSÃO TÉCNICO-CIENTÍFICA DA CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE APICULTURA (CBA), área temática FLORA APÍCOLA E POLINIZAÇÃO(2014-2026) e APITERAPIA (2023- 2026).Sócio e proprietário da Empresa Apister-EBRAM (Escola Brasileira de Apicultura, Meliponicultura e Agrosustentabilidade).

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Publicado

01-10-2023

Como Citar

Pereira, C. D. T., Mendonça, A. T., Sbampato, C. G., & Nordi, J. C. (2023). Educação Ambiental: uma abordagem sobre a resistência antimicrobiana no contexto escolar tricordiano. Revista Brasileira De Educação Ambiental (RevBEA), 18(6), 182–196. https://doi.org/10.34024/revbea.2023.v18.15189

Edição

Seção

Artigos
Recebido: 2023-06-13
Aceito: 2023-07-31
Publicado: 2023-10-01