Análise da realização de práticas em Educação Ambiental e sustentabilidade na educação básica

Autores

  • João Paulo de Melo Instituto Federal do Rio Grande do Norte - IFRN
  • Kadydja Karla do Nascimento Chagas Instituto Federal do Rio Grande do Norte - IFRN
  • Josyanne Pinto Giesta Instituto Federal do Rio Grande do Norte - IFRN

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2023.v18.15153

Palavras-chave:

Educação Ambiental, Sustentabilidade, Educação básica, Prática Pedagógica

Resumo

A presente pesquisa tem por objetivo conhecer quais as práticas em Educação Ambiental e sustentabilidade (EAS) estão sendo desenvolvidas na educação básica no Brasil, através da realização de uma revisão sistemática de literatura. Foram analisados 46 documentos disponíveis no Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), entre os anos de 2011/2021. Evidenciou-se, pois, que a direção dada às demandas em EAS na educação básica do Brasil ainda não contribuiu satisfatoriamente para a resolução dos principais problemas socioambientais. Assim, questões fundamentais necessitam de uma melhor estruturação no contexto das políticas educacionais, em articulação com cientistas, educadores e comunidade.

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Publicado

01-10-2023

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

MELO, João Paulo de; CHAGAS, Kadydja Karla do Nascimento; GIESTA, Josyanne Pinto. Análise da realização de práticas em Educação Ambiental e sustentabilidade na educação básica. Revista Brasileira de Educação Ambiental (RevBEA), [S. l.], v. 18, n. 6, p. 13–27, 2023. DOI: 10.34024/revbea.2023.v18.15153. Disponível em: https://periodicos.unifesp.br/index.php/revbea/article/view/15153. Acesso em: 14 jul. 2025.
Recibido 2023-06-01
Aprovado 2023-08-11
Publicado 2023-10-01