Políticas públicas de Educação Ambiental e qualidade de vida em parques verdes urbanos no entorno da Floresta Nacional de Carajás (PA)

Autores

  • Priscilla Brandão Nogueira Gomes Universidade do Estado do Pará
  • Adenilson Cardoso Gomes Universidade Federal do Pará.
  • Francilma Mendes Dutra-Vieira Universidade Federal de Uberlândia.
  • Elisângela Lucena da Silva Universidade do Estado do Pará.
  • Altem Nascimento Pontes Universidade do Estado do Pará.
  • Gundisalvo Piratoba Morales Universidade do Estado do Pará.

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2023.v18.14937

Palavras-chave:

Urbanização, Unidades de Conservação, Parauapebas, Amazônia

Resumo

Esta pesquisa objetivou investigar as principais Políticas Públicas de Educação Ambiental na cidade de Parauapebas (PA) voltadas para a melhoria da qualidade de vida da população, a partir da consolidação de parques verdes urbanos no município. Este estudo teve como base análise documental e pesquisa de campo. Os dados foram analisados a partir da matriz SWOT e possibilitaram observar que as ações de Educação Ambiental ainda precisam ser mais efetivas para a sensibilização da população no que tange a importância da conservação de áreas verdes na cidade. Demonstraram também que o município apresenta importantes mudanças nessa direção a partir da criação dos parques verdes urbanos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ARAÚJO ROMÃO, G.; NAJBERG, E. Dificultadores na formulação da política pública de saneamento básico em municípios goianos. Revista Gestão & Sustentabilidade Ambiental, v. 10, n. 3, p. 174–196, 2021. Disponível em: <https://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/gestao_ambiental/article/view/9849>. Acesso em: 7 mar. 2023.

BERNADI, I. et al. Análise comparativa das ferramentas de gestão: Plano de Manejo da APA Itupararanga e os Planos Diretores Municipais. Sociedade nat., Uberlândia, v. 32, p. 72-87, 2020. Disponível em: <http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-45132020000100072&lng=en&nrm=iso>. Acesso em 23 de fev. de 2023.

BENZAGHTA, M.A. et al. SWOT analysis applications: An integrative literature review. Journal of Global Business Insights, v.6, n.1, pp.55-73, 2021.

BIASOLI, S.; SORRENTINO, M. Dimensões das políticas públicas de educação ambiental: a necessária inclusão da política do cotidiano. Ambiente & Sociedade, v. 21, 2018.

BRANCO, E. P.; ROYER, M. R.; BRANCO, A. B. de G. A abordagem da educação ambiental nos PCNS, nas DCNS e na BNCC. Nuances: Estudos sobre Educação, Presidente Prudente, v. 29, n. 1, 2018.

BRASIL. Lei no 9.985. Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza. Brasília, DF: 2000. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9985.htm>. Acesso em: 16 fev. 2023.

CUNHA, A. A. et al. A conexão com a natureza nos parques urbanos brasileiros e sua contribuição para o bem-estar da população e desenvolvimento infantil. Sociedade & Natureza, [S. l.], v. 34, n. 1, 2022.

DA COSTA, R. R.; DOS SANTOS, M. G. S.; DA SILVA, R. N. Análise da percepção ambiental dos frequentadores da área verde Dom Constantino Luers, no município de Arapiraca–AL. Revista da Sociedade Brasileira de Arborização Urbana: REVSBAU, Curitiba, v. 15, ed. 1, p. 50-65, 2020.

DANI, A. et al. Impactos socioambientais da mineração e espacialização de indicadores de desenvolvimento humano (idhm) na microrregião de Parauapebas (PA). Revista GeoAmazônia, v.10, n.19, pp.141-158, 2022.

ELAVARASAN, R. M. et al. SWOT analysis: A framework for comprehensive evaluation of drivers and barriers for renewable energy development in significant countries. Energy Reports, Países baixos: Holanda, vol. 6, p. 1838-1864, 2020.

GAUDERETO, G. L. et al. Avaliação de serviços de ecossistemas e gestão de áreas verdes urbanas: promovendo cidades saudáveis e sustentáveis. Ambiente & Sociedade, v. 21, 2018.

GIROTTO, E. D. Pode a política pública mentir? A base nacional comum curricular e a disputa da qualidade educacional. Educação & Sociedade, v. 40, 2019.

IBGE. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Panorama da cidade de Parauapebas - Pa. 2021. Disponível em: <https://cidades.ibge.gov.br/brasil/pa/parauapebas/panorama>. Acesso em: 17 fev. 2023.

ICMBio. Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade. STCP Engenharia de Projetos Ltda. Plano de Manejo da Floresta Nacional de Carajás. Brasília: MMA, v.2, 2016. Disponível em: <https://www.gov.br/icmbio/pt-br/assuntos/biodiversidade/unidade-de-conservacao/unidades-de-biomas/amazonia/lista-de-ucs/flona-de-carajas/arquivos/dcom_icmbio_plano_de_manejo_flona_carajas_volume_ii.pdf>. Acesso em: 16 fev. 2023.

MARTINS, V. DE O.; ARAUJO, A. R. Crise Educacional e Ambiental em Paulo Freire e Enrique Leff: por uma pedagogia ambiental crítica. Educação & Realidade, v. 46, n. 2, 2021.

MARTINS, J. P. DE A.; SCHNETZLER, R. P. Formação de professores em educação ambiental crítica centrada na investigação-ação e na parceria colaborativa. Ciência & Educação (Bauru), v. 24, n. Ciênc. educ. (Bauru), 2018 24(3), jul. 2018.

ONU. Organização das Nações Unidas. Os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável no Brasil, 2015. Disponível em: <https://brasil.un.org/pt-br/sdgs>. Acesso em: 03 dez. 2022.

PARAUAPEBAS. Prefeitura Municipal de. Leis municipais: Decreto Nº 1.375, de 06 de novembro de 2019, sobre a implantação da Unidade de Conservação de Proteção Integral Parque Natural Municipal do Morro dos Ventos. 2019. Disponível em: <https://leismunicipais.com.br/a/pa/p/parauapebas/decreto/2019/137/1375/decreto-n-1375-2019-dispoe-sobre-a-criacao-da-unidade-de-conservacao-de-protecao-integral-denominada-parque-natural-municipal-do-morro-dos-ventos-e-da-outras-providencias>. Acesso em: 16 nov. 2022.

PARAUAPEBAS. Prefeitura Municipal de. Leis municipais: Decreto Nº 1.328, de 17 de maio de 2021, sobre a instituição do Comitê Executivo para apoio a implantação da Unidade de Conservação de Proteção Integral Parque Natural Municipal do Morro dos Ventos. 2021. Disponível em: <https://leismunicipais.com.br/a/pa/p/parauapebas/decreto/2021/133/1328/decreto-n-1328-2021-institui-o-comite-executivo-para-apoio-a-implantacao-da-unidade-de-conservacao-de-protecao-integral-parque-natural-municipal-do-morro-dos-ventos-no-municipio-de-parauapebas>. Acesso em: 16 nov. 2022.

PARAUAPEBAS. Prefeitura Municipal de. Notícias: Complexo Turístico de Parauapebas integra Área de Proteção Ambiental do Igarapé Ilha do Coco. 2023. Disponível em: <https://parauapebas.pa.gov.br/destaque/complexo-turistico-de-parauapebas-integra-area-de-protecao-ambiental-do-igarape-ilha-do-coco/>. Acesso em: 27 fev. 2023.

PARAUAPEBAS. Prefeitura Municipal de. Notícias: Conhecendo nossa história, um século de muitas histórias e conquistas. 2022a. Disponível em: <https://parauapebas.pa.gov.br/turismo/historia-da-cidade/#:~:text=Parauapebas%20%C3%A9%20uma%20cidade%20localizada,de%20diferentes%20partes%20do%20Brasil>. Acesso em: 16 nov. 2022.

PARAUAPEBAS. Prefeitura Municipal de. Notícias: Prefeitura de Parauapebas cria Parque Natural Municipal Maria Bonita. 2022b. Disponível em: <https://leismunicipais.com.br/a/pa/p/parauapebas/decreto/2022/82/811/decreto-n-811-2022-dispoe-sobre-a-criacao-da-unidade-de-conservacao-de-protecao-integral-denominado-parque-natural-municipal-maria-bonita-e-da-outras-providencias>. Acesso em: 16 nov. 2022.

PARAUAPEBAS. Prefeitura Municipal de. Notícias: Parque dos Ipês é inaugurado nesta sexta-feira, 24 de junho, às 17 horas. 2022c. Disponível em: <https://parauapebas.pa.gov.br/destaque/parque-dos-ipes-e-inaugurado-nesta-sexta-feira-24-de-junho-as-17-horas/>. Acesso em: 07 mar. 2023.

PERES, R. B.; SCHENK, L. B. M. Planejamento da paisagem e mudanças climáticas: uma abordagem multidisciplinar em São Carlos (SP). Ambiente & Sociedade, v. 24, 2021.

PINTO, V. P. S.; GUIMARÃES, M. A educação ambiental no contexto escolar: temas ambientais locais como temas geradores diante das questões socioambientais controversas. Revista de Geografia - PPGEO - UFJF. v7. n. 2. Universidade Federal de Juiz de Fora, 2017.

PROSAP. Programa de Saneamento Ambiental, Macrodrenagem e Recuperação de Igarapés e Margens do Rio Parauapebas. Plano Diretor de Reassentamento, 2020. Disponível em: <https://alfresco.parauapebas.pa.gov.br/share/s/Sq7qkijARMeFTZNsUp4C3g>. Acesso em: 07 mar. 2023.

ROSSO, P. et al. Áreas verdes urbanas e trilhas ecológicas como locais e instrumentos de Educação Ambiental. Revista Brasileira de Educação Ambiental, v. 16, n. 4, p. 536–553, 2021.

SANTOS, T. B.; NASCIMENTO, A. P. N.; REGIS, M. M. Áreas verdes e qualidade de vida: uso e percepção ambiental de um parque urbano na cidade de São Paulo, Brasil. Rev. Gest. Ambient. Sustentabilidade-GeAS, v.8, n.2, pp.363-388, 2019.

SILVA, C. C. M.; GUIMARÃES, M. Mudanças climáticas, saúde e educação ambiental como política pública em tempos de crise socioambiental. Revista de Políticas Públicas, v. 22, p. 1151–1170, 2018.

SOUZA, L. da C. de. et al. Análise socioambiental de moradores da área de preservação urbana permanente do córrego Ilha do Coco em Parauapebas – Pará. Investigação, Sociedade e Desenvolvimento, v. 9, n. 11, p.e54091110336, 2020.

Downloads

Publicado

01-10-2023

Como Citar

Gomes, P. B. N., Gomes, A. C., Dutra-Vieira, F. M., Silva, E. L. da, Pontes, A. N., & Morales, G. P. (2023). Políticas públicas de Educação Ambiental e qualidade de vida em parques verdes urbanos no entorno da Floresta Nacional de Carajás (PA). Revista Brasileira De Educação Ambiental (RevBEA), 18(6), 361–372. https://doi.org/10.34024/revbea.2023.v18.14937

Edição

Seção

Artigos
Recebido: 2023-03-16
Aceito: 2023-07-14
Publicado: 2023-10-01

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>