Jogos de regras com embalagem cartonada na pedagogia

Autores

  • Eliana Maria Magnani Universidade Estadual do Oeste do Paraná
  • Alessandra Sorbara Universidade Estadual do Oeste do Paraná
  • Ana Carolina Severo Oselame Universidade Estadual do Oeste do Paraná
  • Luana Wiederkehr Universidade Estadual do Oeste do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2023.v18.14885

Palavras-chave:

Rule Games; Carton Packaging; Pedagogy.

Resumo

Este texto tem por objetivo refletir acerca da Educação Ambiental, a partir da utilização de jogos educativos feitos com embalagens cartonadas e adaptados de modelos industrializados, tais como o Risk, o Lançando História e o Cachola. No estudo, explicita-se como os materiais foram explorados com acadêmicos do curso de Pedagogia da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), campus de Cascavel (PR). O trabalho com os jogos apoiou-se em conteúdos da Proposta Curricular desse município, provocando inquietações relacionadas ao consumismo desenfreado e a outros temas relativos ao meio ambiente. Defende-se, desse modo, a implantação de uma (eco)brinquedoteca no curso de Pedagogia - um local lúdico que proporciona educação de qualidade.

Biografia do Autor

  • Eliana Maria Magnani, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

    Docente Unioeste.

  • Alessandra Sorbara, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

    Discente Unioeste.

  • Ana Carolina Severo Oselame, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

    Discente Onioeste.

  • Luana Wiederkehr, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

    Discente Unioeste.

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Publicado

01-03-2023

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

MAGNANI, Eliana Maria; SORBARA, Alessandra; OSELAME, Ana Carolina Severo; WIEDERKEHR, Luana. Jogos de regras com embalagem cartonada na pedagogia. Revista Brasileira de Educação Ambiental (RevBEA), [S. l.], v. 18, n. 2, p. 277–287, 2023. DOI: 10.34024/revbea.2023.v18.14885. Disponível em: https://periodicos.unifesp.br/index.php/revbea/article/view/14885. Acesso em: 5 dez. 2025.