Jogos de regras com embalagem cartonada na pedagogia

Autores

  • Eliana Maria Magnani Universidade Estadual do Oeste do Paraná
  • Alessandra Sorbara Universidade Estadual do Oeste do Paraná
  • Ana Carolina Severo Oselame Universidade Estadual do Oeste do Paraná
  • Luana Wiederkehr Universidade Estadual do Oeste do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2023.v18.14885

Palavras-chave:

Rule Games; Carton Packaging; Pedagogy.

Resumo

Este texto tem por objetivo refletir acerca da Educação Ambiental, a partir da utilização de jogos educativos feitos com embalagens cartonadas e adaptados de modelos industrializados, tais como o Risk, o Lançando História e o Cachola. No estudo, explicita-se como os materiais foram explorados com acadêmicos do curso de Pedagogia da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), campus de Cascavel (PR). O trabalho com os jogos apoiou-se em conteúdos da Proposta Curricular desse município, provocando inquietações relacionadas ao consumismo desenfreado e a outros temas relativos ao meio ambiente. Defende-se, desse modo, a implantação de uma (eco)brinquedoteca no curso de Pedagogia - um local lúdico que proporciona educação de qualidade.

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Biografia do Autor

Eliana Maria Magnani, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Docente Unioeste.

Alessandra Sorbara, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Discente Unioeste.

Ana Carolina Severo Oselame, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Discente Onioeste.

Luana Wiederkehr, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Discente Unioeste.

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Publicado

01-03-2023

Como Citar

Magnani, E. M., Sorbara, A., Oselame, A. C. S., & Wiederkehr, L. (2023). Jogos de regras com embalagem cartonada na pedagogia. Revista Brasileira De Educação Ambiental (RevBEA), 18(2), 277–287. https://doi.org/10.34024/revbea.2023.v18.14885

Edição

Seção

Artigos
Recebido: 2023-02-28
Publicado: 2023-03-01