A relevância e os desafios da sustentabilidade sociecológica no processo de formação continuada do docente de pedagogia por meio da gamificação

Autores

  • André Menezes de Jesus Instituto Federal do Rio Grande do Norte

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2023.v18.14879

Palavras-chave:

Gamificação;, Ensino superior;, Pedagogia;, Sustentabilidade.

Resumo

O tema sustentabilidade socioecológica é limitado no ensino superior, mas é fundamental aos docentes para o enfrentamento das crises ambientais. O estudo objetivou investigar a formação continuada de docentes de Pedagogia em Natal-RN, quanto à abordagem da sustentabilidade socioecológica na sala de aula. A metodologia consistiu em uma pesquisa qualitativa, aplicada, com delineamento de estudo caso; seguindo procedimentos de análises documentais e curriculares junto ao curso de Pedagogia e levantamento dos dados primários provenientes da aplicação de um questionário on-line junto aos 15 docentes, o qual foi submetido à análise de dados e de conteúdo. As vozes de 15 docentes revelaram uma ínfima abordagem dos desafios ecossociais na prática educativa.

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Publicado

01-03-2023

Como Citar

Jesus, A. M. de. (2023). A relevância e os desafios da sustentabilidade sociecológica no processo de formação continuada do docente de pedagogia por meio da gamificação. Revista Brasileira De Educação Ambiental (RevBEA), 18(2), 229–246. https://doi.org/10.34024/revbea.2023.v18.14879

Edição

Seção

Artigos
Recebido: 2023-02-27
Publicado: 2023-03-01