A Educação Ambiental em escolas públicas de educação infantil parceiras do Projeto Municipal Adote uma Escola na perspectiva das professoras

Autores

  • Luana Pinto Bilhalva Haubman Universidade Federal de Pelotas (UFPel)
  • Rubiane Buchweitz Fick Universidade Federal de Pelotas (UFPel)
  • Ana Clara Marins Mendes Universidade Federal de Pelotas (UFPel)
  • Karine Fonseca de Souza Universidade Federal de Pelotas (UFPel)
  • Larissa Medianeira Bolzan Universidade Federal de Pelotas (UFPel)
  • Rafael Beltrame Universidade Federal de Pelotas (UFPel)
  • Luciara Bilhalva Corrêa Universidade Federal de Pelotas (UFPel)

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2023.v18.14832

Palavras-chave:

Pré-escola; Professoras; Sustentabilidade

Resumo

A Educação Ambiental (EA) é fundamental na educação infantil. O objetivo deste trabalho é compreender a atuação das professoras da pré-escola em relação ao desenvolvimento da EA no Projeto Adote uma Escola (AUE) na educação infantil do município de Pelotas (RS). Pesquisa qualiquantitativa, através de questionário à 30 professoras. Os resultados demonstraram maior incidência de ações de EA relacionadas ao Projeto AUE; prevalece o desenvolvimento da EA em sala de aula; interesse em formação continuada em EA; ausência de formação continuada na área da EA; o Projeto AUE contribui nas práticas de EA nas escolas. Conclui-se que o desenvolvimento da EA está relacionado ao maior tempo de atuação das professoras nas escolas, e também há a necessidade de formação continuada em EA.

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Biografia do Autor

Luana Pinto Bilhalva Haubman, Universidade Federal de Pelotas (UFPel)

Pedagoga. Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais (PPGCAMB) da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Integrante do Núcleo de Ensino, Pesquisa e Extensão em Resíduos e Sustentabilidade da UFPel. 

Rubiane Buchweitz Fick, Universidade Federal de Pelotas (UFPel)

Acadêmico do Curso de Engenharia Ambiental e Sanitária da UFPel. Integrante do Núcleo de Ensino, Pesquisa e Extensão em Residuos e Sustentabilidade - NEPERS/UFPel.

Ana Clara Marins Mendes, Universidade Federal de Pelotas (UFPel)

Acadêmica do Curso de Engenharia Ambiental e Sanitária da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Integrante do Núcleo de Ensino, Pesquisa e Extensão em Resíduos e Sustentabilidade – NEPERS/UFPel.

Karine Fonseca de Souza, Universidade Federal de Pelotas (UFPel)

Engenheira Ambiental e Sanitarista. Integrante do Núcleo de Ensino, Pesquisa e Extensão em Resíduos e Sustentabilidade – NEPERS/UFPel.

Larissa Medianeira Bolzan, Universidade Federal de Pelotas (UFPel)

Administração. Doutora em Administração. Professora do Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais (PGCAMB) da Universidade Federal de Pelotas (UFPel).

Rafael Beltrame, Universidade Federal de Pelotas (UFPel)

Engenheiro Florestal. Doutor em Ciências Florestais. Professor do Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais (PPGCAMB) da Universidade Federal de Pelotas (UFPel).

Luciara Bilhalva Corrêa, Universidade Federal de Pelotas (UFPel)

Economista Doméstica. Doutora em Educação Ambiental. Professora do Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais (PGCAMB) da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Coordenadora do Núcleo de Ensino, Pesquisa e Extensão em Resíduos e Sustentabilidade – NEPERS/UFPel.

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Publicado

01-10-2023

Como Citar

Haubman, L. P. B., Fick, R. B., Mendes, A. C. M., Souza, K. F. de, Bolzan, L. M., Beltrame, R., & Corrêa, L. B. (2023). A Educação Ambiental em escolas públicas de educação infantil parceiras do Projeto Municipal Adote uma Escola na perspectiva das professoras. Revista Brasileira De Educação Ambiental (RevBEA), 18(6), 238–257. https://doi.org/10.34024/revbea.2023.v18.14832

Edição

Seção

Artigos
Recebido: 2023-02-13
Aceito: 2023-09-04
Publicado: 2023-10-01

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