A Educação Ambiental no cotidiano docente dos anos iniciais de uma escola pública estadual no município do Rio Grande (RS)

Autores

  • Kelly Varnes Universidade Federal do Rio Grande, RS
  • Luís Fernando Minasi Universidade Federal do Rio Grande, RS

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2023.v18.14779

Palavras-chave:

Educação Ambiental; Transversalidade; Docência; Práxis; Crítica.

Resumo

O presente artigo deriva-se da dissertação de mestrado em Educação Ambiental do Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental da Universidade Federal do Rio Grande que é resultado do processo de estudo realizado na busca de compreender a Educação Ambiental na prática docente das professoras dos Anos Iniciais de uma escola da Rede Pública Estadual na cidade do Rio Grande, RS. Com esse intuito, elencou-se o problema de pesquisa com a finalidade de conhecer e investigar qual proposta de Educação Ambiental cerceia a práxis e o que as impede de trabalhar conscientemente para a transformação social, pois somos desejosos por uma Educação Libertadora. Embasando-nos na orientação teórica do Materialismo Histórico Dialético nos apoiamos no estudo da legislação que assegura a Educação Ambiental na transversalidade do currículo escolar e nos teóricos que embasam esses escritos. Por conseguinte, a escrita do artigo consistiu-se no estudo do referencial teórico-metodológico, com ênfase do método qualitativo de investigação, tendo como sustentáculo a entrevista semiestruturada, em que foram analisadas todas as conexões e relações que outros fenômenos possuem com o fenômeno estudado. Considerando a possibilidade de aproximação mais justa possível da totalidade, nos referenciamos nas análises de quatro entrevistas realizadas com as professoras dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental da escola pesquisada e um encontro coletivo dialógico, os quais nos assentiram investigar, por meio da Análise de Conteúdo de Laurence Bardin, a essência de suas externações.

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Publicado

01-10-2023

Como Citar

Varnes, K., & Minasi, L. F. (2023). A Educação Ambiental no cotidiano docente dos anos iniciais de uma escola pública estadual no município do Rio Grande (RS). Revista Brasileira De Educação Ambiental (RevBEA), 18(6), 157–181. https://doi.org/10.34024/revbea.2023.v18.14779

Edição

Seção

Relatos de Experiências
Recebido: 2023-01-26
Aceito: 2023-07-14
Publicado: 2023-10-01