Educação Ambiental para a Conservação da Biodiversidade: uma atividade didática de tomada de decisões

Autores

  • Giselle Alves Martins Universidade de São Paulo
  • Fernanda da Rocha Brando Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2023.v18.14719

Palavras-chave:

Diálogo de saberes, Jogo didático, Parque Nacional da Serra da Canastra, Problemática ambiental, Resolução de conflito

Resumo

Compreender diferentes concepções sobre a conservação da biodiversidade apresentadas por atores sociais envolvidos em uma problemática ambiental dentro de uma Unidade de Conservação (UC) brasileira foi o ponto inicial para a construção de uma atividade didática de sensibilização acerca da tomada de decisões ambientais. Esse processo envolveu: identificação da biodiversidade local, entrevistas aos representantes de comunidades tradicionais, científica e normativa e elaboração de uma atividade didática para alunos de graduação em Ciências Biológicas. Ao final defende-se a necessidade e importância do diálogo de saberes entre os atores sociais envolvidos em conflitos ambientais e fomenta a criação de centros de Educação Ambiental nas UCs.

Biografia do Autor

Giselle Alves Martins, Universidade de São Paulo

Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP).

Fernanda da Rocha Brando, Universidade de São Paulo

Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP).

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Publicado

18-08-2023

Como Citar

Martins, G. A., & Brando, F. da R. (2023). Educação Ambiental para a Conservação da Biodiversidade: uma atividade didática de tomada de decisões. Revista Brasileira De Educação Ambiental (RevBEA), 18(5), 61–80. https://doi.org/10.34024/revbea.2023.v18.14719

Edição

Seção

Artigos
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