Podcasts na Educação Ambiental: o que apontam as pesquisas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2023.v18.14664

Palavras-chave:

podcast na educação, Educomunicação, Sustentabilidade, gestão de recursos hídricos

Resumo

Realizou-se um levantamento sistemático em quatro bases de dados com o objetivo de identificar publicações dos últimos cinco anos que tratassem sobre o potencial do uso de podcasts como ferramenta para a Educação Ambiental, em especial, com discussões sobre gestão da água. Foram identificados 228 trabalhos que evidenciaram potencialidades dos podcasts em aproximar-se de audiências mais jovens, promovendo uma compreensão crítica sobre questões ambientais. Além disso, esse recurso pode favorecer aprendizagens com o uso da tecnicidade do jornalismo nos processos educativos, o que corrobora com a percepção de jornalismo educador.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ALVES, M.; FONSECA, A.; PRADO, J.A.B. Educomunicação Para a Gestão das Águas: Estudo de Caso do Curso Elaboração de Spots e Manuseio da Plataforma Web Rádio Água. Revista Brasileira de Educação Ambiental, São Paulo, V.12, n. 5, p. 215, 2017.

ASSIS, P. O feed e a fidelização do podouvinte. In: LUIZ, L. (org). Reflexões sobre o podcast. Nova Iguaçu (RJ): Marsupial, 2014. p. 29-47.

BRANDO, F. da R.; MARTINS, G. A. Interdisciplinaridade, Ensino e Ações Sustentáveis: Ligando os Pontos. In: BRANDO, F. da R. (org); MARTINS, G. A. (org). Educação para a Sustentabilidade: Diálogos Interdisciplinares. Ribeirão Preto: Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras, 2021. p. 15-32.

CASTRO, M.L.; CANHEDO JR., S. A. Educação Ambiental como instrumento de participação. In: PHILIPPI JR., A.; PELICIONI, M.C.F. Educação Ambiental e sustentabilidade. 2. ed. Barueri (SP): Manole, 2014. p. 465-475.

COMITÊS PCJ. Deliberação dos Comitês PCJ nº 392/21. Disponível em: <https://sigrh.sp.gov.br/public/uploads/deliberation//CBH-PCJ/21632/delibcmtpcj_392_21.pdf>. Acesso em: 20 out. 2022

DUARTE, P. Sotaques no Podcast: quebrando paradigmas. In: LUIZ, Lucio (org). Reflexões sobre o podcast. Nova Iguaçu (RJ): Marsupial, 2014. p. 23-28.

E-MARKETER. Global Podcast Listener Forecast 2021–2025. 2021. Disponível em: <https://www.emarketer.com/content/global-podcast-listener-forecast-2021-2025>. Acesso em: 20 out. 2022

FERREIRA, B. Jornalismo e educação: competências necessárias à prática educomunicativa. Curitiba: Appris, 2022.

FÓRUM DA JUVENTUDE. Declaração Fórum da Juventude do 8º Fórum Mundial da Água. 2018. Disponível em: <https://8forum.ana.gov.br/principais-documentos/declaracoes/8o-forum-mundial-da-agua-declaracao-da-juventude.pdf>. Acesso em: 20 out. 2022.

INEP. Resposta educacional à pandemia de covid-19 no Brasil. 2022. Disponível em: <https://www.gov.br/inep/pt-br/assuntos/noticias/censo-escolar/pesquisa-revela-resposta-educacional-a-pandemia-em-2021>. Acesso em: 20 out. 2022

LIMA, K. M. C. F. M.; CAMPOS, C. S.; BRITO, A. L. O podcast como ferramenta ao ensino: implicações e possibilidades educativas. Atas do CONEDU, 2020. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/editora/anais/conedu/2020/TRABALHO_EV140_MD4_SA19_ID5360_26092020221728.pdf>. Acesso em: 20 out. 2022

LUIZ, L. A história do Podcast. In: LUIZ, L. (org). Reflexões sobre o podcast. Nova Iguaçu (RJ): Marsupial, 2014. p. 09-14.

MARCONI, M. de A.; LAKATOS, E. M. Metodologia do trabalho científico: projetos de pesquisa, pesquisa bibliográfica, teses de doutorado, dissertações de mestrado, trabalhos de conclusão de curso. 9. ed. São Paulo: Atlas, 2022.

PEREIRA, A. Rádio e Podcast na Educomunicação. 2021. Dissertação (Mestrado em Comunicação) – Programa de Pós-Graduação em Comunicação – Universidade Paulista, São Paulo, 2021.

PNUMA. Panorama Ambiental Global 6 para Jovens. Disponível em: <https://content.yudu.com/web/2y3n2/0A2y3n3/GEO-6-for-Youth/html/index.html?page=27&origin=reader>. Acesso em: 20 out. 2022.

ROCHA, M. H. de M. Hidrocast: Podcast como Recuso Didático para a Sensibilização do Uso Sustentável da Água. 2020. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Ambientais) – Programa de Pós-Graduação em Rede Nacional em Ensino das Ciências Ambientais – Universidade Federal de Pernambuco, Recife (PE), 2020.

SANTOS, S. de O. Princípios e Técnicas de Comunicação. In: PHILIPPI JR., A.; PELICIONI, M. C. F. Educação Ambiental e sustentabilidade. 2. ed. Barueri (SP): Manole, 2014. p. 507-536.

SILVA, T. F. Mídia-Educação e os Desafios na Prática. 2019. Dissertação (Mestrado em Comunicação) – Programa de Pós-Graduação em Comunicação – Universidade Federal do Ceará, Fortaleza (CE), 2019.

SOARES, I. de O. Educomunicação: o conceito, o profissional, a aplicação: contribuições para a reforma do ensino médio. São Paulo: Paulinas, 2011.

STATISTA. Global Consumer Survey. 2021. Disponível em: <https://www.statista.com/chart/25847/percentage-of-podcast-listeners-around-the-world/>. Acesso em: 20 out. 2022.

Downloads

Publicado

01-03-2023

Como Citar

Sant’Anna, M., & Kárita Bonzanini, T. . (2023). Podcasts na Educação Ambiental: o que apontam as pesquisas. Revista Brasileira De Educação Ambiental (RevBEA), 18(2), 49–61. https://doi.org/10.34024/revbea.2023.v18.14664

Edição

Seção

Artigos
Recebido: 2022-12-08
Aceito: 2023-01-24
Publicado: 2023-03-01

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.