Hortas escolares sustentáveis: um estudo de caso no município de Alvorada (RS)

Autores

  • Paulo Cesar Oliveira Guidi de Barros Universidade Estadual do Rio Grande do Sul
  • Eléia Righi UERGS - Universidade Estadual do Rio Grande do Sul
  • Flavia Muradas Bulhões UERGS - Universidade Estadual do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2023.v18.14663

Palavras-chave:

Hortas Escolares, Agroecologia., Sustentabilidade., Educação Ambiental (EA)

Resumo

A quantidade de pessoas expostas à extrema pobreza constitui uma grave ameaça à segurança alimentar e nutricional dos escolares, podendo gerar diversos agravos à saúde dessa população. Este trabalho é fruto de um projeto multidisciplinar, pedagógico-nutricional, de horta escolar sustentável em espaços escolares desocupados. Como resultados, além dos processos de sensibilização e conscientização por meio de trabalhos na horta e em sala de aula, dos diálogos com os alunos, da construção dos saberes e do desenvolvimento de uma cultura ambiental sustentável, houve a inserção de alimentos mais variados e saudáveis na rotina escolar, minimizando o quadro de insegurança alimentar e nutricional da comunidade envolvida.

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Biografia do Autor

Eléia Righi, UERGS - Universidade Estadual do Rio Grande do Sul

Graduada pela UFSM-RS, no curso de Geografia Bacharel. Bacharel em Administração pela UNOPAR. Mestre em Geografia pela UFRGS-RS. Doutorado em Geografia pela UFRGS-RS. Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Geografia Física e Humana, atuando principalmente nos seguintes temas: Geodesastres, Modelagem Matemática, Recursos Hídricos, Cartografia, Geoprocessamento, Sensoriamento Remoto, Desenvolvimento sustentável regional/local, Turismo e Gestão Ambiental. Atualmente estou como coordenadora dos cursos: Pós-Graduação Lato Sensu em: Inovação e Tecnologia para Alimentos e Bebidas; e, Pós-Graduação Lato Sensu em: Agronomia, Meio Ambiente e Sustentabilidade.

Flavia Muradas Bulhões, UERGS - Universidade Estadual do Rio Grande do Sul

Graduada em Engenharia Florestal pela Universidade Federal de Santa Maria (1985), Especialização em Geografia Ambiental (1993), Mestrado em Extensão Rural pela Universidade Federal de Santa Maria (2001) e Doutorado em Desenvolvimento Rural pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2011). Tem experiência com trabalhos em equipe multidisciplinares, atuando nas áreas de desenvolvimento, recursos florestais e gestão ambiental, principalmente nos seguintes temas: manejo florestal, silvicultura, planejamento territorial, políticas públicas, fomento florestal, produção de sementes e mudas florestais, sistemas agroflorestais, levantamentos fitossociológicos, inventários florestais, planos de bacia, projetos de reposição florestal, arborização urbana e recuperação de áreas de preservação permanente, planos de manejo de unidades de conservação, planos de gerenciamento de resíduos e licenciamento ambiental, incluindo Estudos de Impacto Ambiental e Relatórios de Impacto Ambiental (EIA/RIMA). Atualmente, é professora adjunta na Universidade Estadual do Rio Grande do Sul, unidade Encantado, atuando na área de Desenvolvimento Rural, Extensão Rural e temas correlatos.

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Publicado

18-08-2023

Como Citar

Barros, P. C. O. G. de, Righi, E., & Bulhões, F. M. (2023). Hortas escolares sustentáveis: um estudo de caso no município de Alvorada (RS) . Revista Brasileira De Educação Ambiental (RevBEA), 18(5), 81–100. https://doi.org/10.34024/revbea.2023.v18.14663

Edição

Seção

Artigos
Recebido: 2022-12-08
Aceito: 2023-03-27
Publicado: 2023-08-18