Educação Ambiental e conservação de espécies no Parque Nacional do Itatiaia

Autores

  • Noéle Aparecida Simões Uiversidade Federal de Alfenas-UNIFAL/MG
  • Sarah Mendonça Rigotto Universidade Federal de Alfenas
  • Ricardo Alves Siqueira Junior Universidade Federal de Alfenas
  • Luciana Botezelli Universidade Federal de Alfenas

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2023.v18.14662

Palavras-chave:

Unidade de Conservação; Conscientização ambiental; Ecoturismo; Biodiversidade.

Resumo

O Parque Nacional do Itatiaia (PNI) é a primeira unidade de conservação (UC) brasileira. A Educação Ambiental (EA) pode contribuir para a conservação de espécies ao estimular a percepção da população. Assim, o objetivo deste artigo foi trazer uma breve contextualização da EA em UCs e discorrer sobre os enfoques dados à EA no PNI. A metodologia empregada foi a abordagem qualitativa, sendo adotados os procedimentos de revisão bibliográfica e análise de documentos para o seu desenvolvimento, com recorte temporal entre janeiro de 2002 e outubro de 2022. No PNI têm sido desenvolvidos projetos e ações diversas como o “Projeto Primatas do Itatiaia” e o “Projeto Javali na Mantiqueira". As atividades de EA apresentaram-se estimulando a conservação e dando ênfase aos aspectos naturais do PNI.

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Biografia do Autor

Sarah Mendonça Rigotto, Universidade Federal de Alfenas

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais (PPGCA)/ UNIFAL

Ricardo Alves Siqueira Junior, Universidade Federal de Alfenas

Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais (PPGCA)/ UNIFAL

Luciana Botezelli , Universidade Federal de Alfenas

Professora Associada da Unifal, Campus Poços de Caldas, Instituto de Ciências e Tecnologia, ICT  

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Publicado

18-08-2023

Como Citar

Simões, N. A., Rigotto, S. M., Siqueira Junior, R. A., & Botezelli , L. . . . . . (2023). Educação Ambiental e conservação de espécies no Parque Nacional do Itatiaia. Revista Brasileira De Educação Ambiental (RevBEA), 18(5), 155–169. https://doi.org/10.34024/revbea.2023.v18.14662

Edição

Seção

Artigos
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